Publicidade

Fate: A Saga Winx: O real motivo da série ter sido cancelada

A série foi cancelada, mais pode ter salvo a franquia Winx

Publicidade

Fate: A Saga Winx da Netflix acaba de ser cancelada e, mesmo que isso aparenta ser uma péssima notícia para a possibilidade de futuros conteúdos ligados a Winx, de fato isso é bom para a franquia. A série é um drama adolescente inspirado na série animada escrita pelo animador italiano Iginio Straffi, Winx Club, co-produzida pela Rainbow SpA e depois pela Nickelodeon.

Fate: A Saga Winx gira em torno de Bloom, uma adolescente percebe que é uma fada, momento em que se muda para Alfea para que aprenda a manusear seus poderes e descobrir suas origens. Durante suas duas primeiras temporadas, a série segue as aventuras de Bloom e seus amigos enquanto eles encaram muitos tópicos e inimigos.

Publicidade

Depois da estreia da segunda temporada da série na Netflix, o showrunner Brian Young divulgou no Instagram a notícia que a série seria cancelada, e ainda disse que a Netflix não continuará com a terceira temporada da série. Mesmo com uma boa audiência na plataforma e de um bom feedback do público, a série não foi renovada para uma terceira temporada.

A verdadeira causa do cancelamento de Fate: A Saga Winx não foi divulgada. Contudo, certamente isso é uma prova do fato de que o número de espectadores simplesmente não atingiu o objetivo da Netflix em manter a série. Por fim, também influenciam nessa escolha o valor de produção dos efeitos visuais da série.

Publicidade

Por que Fate: A Saga Winx não deu certo

Fate: A Saga Winx recebeu diversas críticas desde sua estreia. Em primeiro lugar, a série recebeu acusações de branquear seus personagens. Musa, por exemplo, veio do Leste Asiático no desenho animado, ao contrário de sua versão no live-action, onde é interpretada por uma personagem branca.

Do mesmo jeito, na primeira temporada, Flora, uma fada latina, parecia ter sido trocada por uma personagem branca com justamente os mesmos poderes. Reconhecidamente, a segunda temporada da série corrigiu a injustiça de não ter Flora na live-action, mantendo sua etnia hispânica e mostrando um personagem importantíssimo que era muito querido na série original.

Publicidade

Contudo, colocar Flora não parece ser o bastante para salvar a série. De fato, Fate: A Saga Winx fez alterações do material de origem de várias formas significativas. O tom geral da série é bastante sombrio para fazer uma adaptação para jovens adultos em que anteriormente era um desenho alegre para crianças.

Do mesmo jeito, os vilões da série de live-action são inteiramente distintos e bem mais sinistros e sombrios do que eram em Winx Club original. Claramente, a série deve ter parado pelas mesmas circunstâncias que o público da série original amavam em Winx Club pelos mesmos motivos das várias mudanças que a série fez do desenho animado.

Publicidade

O cancelamento poderá salvar a franquia

Fate: A Saga Winx: O real motivo da série ter sido cancelada
Imagem: Créditos/Netflix

Publicidade

Mesmo com suas falhas, o cancelamento, Fate: A Saga Winx acabou colaborando com a franquia. De fato, as duas temporadas da série podem ter deixado uma ponta para uma futura adaptação cinematográfica do desenho animado devendo ser mais fiel a série de origem.

Dessa forma, qualquer produto de mídia ligado à franquia Winx pode usar a série de live-action e as questões em sua volta como uma lição. O cancelamento da série não é só um lembrete de que a franquia não finaliza somente porque a série acabou.

No entanto, a série live-action confirma que o uso excessivo de paradigmas e uma mudança drástica da produção original não criará uma adaptação satisfatória. Em entrevista à Variety, Straffi disse que atualmente trabalha em um novo filme das Winx em que o orçamento supera os 100 milhões. O criador de Fate: A Saga Winx afirmou:

“Um filme das Winx, ao invés de um filme da série da Netflix.”

Publicidade

Porventura, dizendo que o filme de fato não irá cometer os mesmos erros da série. Por isso, graças a série de live-action e as críticas sobre ela, o desenho animado Winx Club poderá receber finalmente uma adaptação fiel, contendo todas as fadas  Winx e voltará aos elementos coloridos e leves que o público ama do desenho animado Winx .

Certamente, você também vai gostar:

Publicidade

Stranger Things revela personagem que nunca vai morrer

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada do filme. (Via ScreenRant).