Esse é o MELHOR FILME DE MORGAN FREEMAN e você precisa assistir

Um Sonho de Liberdade está disponível no HBO Max e é uma excelente opção

- Publicidade -

Morgan Freeman já teve vários papéis icônicos nos cinemas. No entanto, poucos são tão memoráveis quanto Um sonho de liberdade. O longa, inspirado em um livro de Stephen King, leva Freeman para dentro de uma prisão, ao lado de Andy Dufresne.

- Publicidade -

Por sua vez, em Um sonho de liberdade, Dufresne é um Um banqueiro sentenciado a prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e do amante dela. Freeman interpreta Ellis Boyd “Red” Redding, um detento contrabandista que fica amigo de Andy.

Pois bem, se você é fã das atuações do ator e ainda não asisstiu ao filme, aqui está tudo o que você precisa saber. 

A história de Um sonho de liberdade

- Publicidade -

Um sonho de Liberdade se passa em 1946, onde Andy Dufresne, um jovem e bem sucedido tem a vida radicalmente mudada. Ele é condenado por um crime que nunca cometeu, a morte de sua esposa e do amante dela. Dessa forma, é enviado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento: A penitenciária estadual de Shawshank, no Maine.

Por lá, ele terá que cumprir a pena perpétua. Andy logo é apresentado a Warden Norton, o corrupto e cruel agente penitênciário. Sua arma de controle é a Bíblia. Por sua vez, Capitão Byron Hadley é ainda mais rígido, tratando os internos como animais. 

- Publicidade -

Publicidade

Nesse ínterim, Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. A amizade deste homem, ajuda Andy a lidar com a sua vida nova e tortuosa. Além disso,  pelo caminho fica amigo de vários outros reclusos, com Red ajudando a enxergar a vida por outro ponto.

Um sonho de Liberdade está disponível no HBO Max.

Um Sonho de Liberdade é inspirado em fatos reais?

- Publicidade -

Se você planeja – ou já assistiu o conhecido filme – e se questiona se o longa é inspirado em fatos reais, lamentamos te decepcionar. A resposta é não. Como citamos anteriormente, o longa é baseado em um livro de Stephen King, escrito em 1982, chamado  Rita Hayworth e Shawshank Redemption. 

A história foi originalmente publicada como “Different Seasons”. Por sua vez, essa é uma coleção de quatro histórias de King conectadas a cada estação do ano. A história de King foi adaptada para um roteiro de Frank Darabont no início dos anos 1990, com Rita Hayworth removida do título para evitar confusões. 

Darabont pagou a King US$ 5.000 pelos direitos de transformar a história da prisão em um longa-metragem. Além disso, Um sonho de liberdade não foi a única adaptação de Darabont para as histórias de King. O diretor ainda adaptou Night Shift e The Green Mile.

- Publicidade -

Elogiado pela crítica e massacrado na bilheteria

O filme protagonizado por Morgan Freeman e Tim Robbins, foi amplamente elogiado pela crítica. Até hoje, 25 anos após seu lançamento, o longa ainda lidera a lista como o melhor filme no IMDb. No Rotten Tomatoes, o longa possui 91% de aprovação da crítica e 98% do público.

O consenso crítico afirmou:

- Publicidade -

“Este é um drama prisional edificante e profundamente satisfatório, com direção sensível e ótimas atuações.”

Um sonho de Liberdade está disponível no HBO Max
Imagem: Divulgação/HBO Max

Por sua vez, um espectador de Um sonho de liberdade disse:

“Cru e totalmente cativante, o filme usa a novela de Stephen King de 1982 como ponto de partida para criar uma obra-prima que é linda de se ver e rica em profundidade e detalhes temáticos, juntamente com uma narrativa envolvente e performances poderosas.”

Por outro lado, o filme também foi um fracasso de bilheteria. Nos cinemas, o longa arrecadou apenas 16 milhões de dólares em sua exibição original. No entanto, dois motivos foram atribuídos ao fracasso. O primeiro foi justamente a concorrência. Pulp Fiction e Forrest Gump foram lançados na mesma época. 

O segundo é que, na época, filmes que se passavam em prisões não eram bem vistos pelo público. Posteriormente, Um sonho de liberdade recebeu um relançamento nos cinemas que, junto com arrecadações internacionais, elevaram a bilheteria total para 58,3 milhões de dólares.

Por fim, o filme recebeu oito indicações ao Oscar, entretanto, o longa não levou nenhuma estatueta. Então, você já conhecia o filme? Vai dar uma chance? Confira um trailer:

Certamente, você também vai gostar:

>The Boys: Revelado quem será o mais poderoso na 4ª Temporada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nenhuma dica.