Enola Holmes: Revelado o que aconteceu com Sarah Chapman

Saiba tudo o que aconteceu com verdadeira Sarah Chapman de Enola Holmes

- Publicidade -

Enola Holmes 2 gira em torno da greve da Matchgirl de Londres Sarah Chapman e sua descoberta em revelação às más condições de uma fábrica de fósforos. Essa descoberta, causou uma greve em 1888 que ficou conhecida como a greve das matchgirls, muito precisamente se destacou como uma figura importante em Chapman, na história britânica.

- Publicidade -

No entanto, algumas informações adicionais foram fornecidas, sobre Sarah Chapman nos créditos finais de Enola Holmes 2, e como seu ataque foi impactante. Ela viveu uma vida longa e tem um grande legado que vale a pena conhecer cada detalhe. Enola assume seu segundo caso no filme: O desaparecimento da figura da greve da Matchgirl Sarah Chapman.

Disfarçada, Enola rapidamente descobriu as horríveis condições de trabalho que enfrentavam as matchgirls. A Chapman da vida real foi uma fonte de inspiração em um artigo em 1888 de Annie Besant expondo essas condições. Juntamento com outras duas mulheres, procuraram a ajuda de Besant para organizar a greve.

Um número aproximadamente de 1.400 matchgirls, entraram em greve, no dia 5 de Julho de 1888. O final de Enola Holmes 2, retratava Sarah fazendo um discurso muito empolgante, mobilizando as meninas. Poucas semanas após a greve, teve uma reunião inaugural do maior sindicato feminino do país da época o Women Match Makers, onde Chapman foi eleita como diretora.

Chapman se casou e começou uma família, e com isso, ela deixou a Bryant & May Factory. Ela viveu 83 anos, e mesmo que tenha deixado a fábrica, ela continuou sendo uma grande defensora dos direitos das mulheres até sua morte. Assim como aparece nos créditos finas de  Enola Holmes 2, a greve das moças da fábrica dos fósforos de 1888 foi “a primeira ação industrial realizada por mulheres para mulheres. Isso Melhorou as condições de trabalho para sempre”

A greve das Matchgirls retratada em Enola Holmes 2

- Publicidade -

Publicidade

Após três dias, em que a greve se encerrou, a fábrica de fósforos Bryan & May acabou com o sistema de multas que eram aplicadas aos salários de garotas que chegavam atrasadas. Além disso, as garotas era multadas se falassem no trabalho ou fossem ao banheiro e recontratavam funcionários que já tinham demitido por ter falado com Besant.

Elas só pararam de usar o fósforo amarelo, depois de mais de três anos. Os fósforos eram o que fazia com que as matchgirls contraíssem o tifo, que era uma doença mortal e infecciosa. Essa é historia que serve como base à Enola Holmes 2.

Aproveite para ler:

Enola Holmes 3: Elenco, Enredo, Estreia e Tudo o que sabemos

Foi a primeira vez na história, em que um sindicato de trabalhadores não qualificados, conseguiu fazer greve por melhores salários e condições de trabalho em Londres. Contudo, depois disso iniciou uma onda chamada “Novo Sindicalismo” para trabalhadores que não eram qualificados.

Junto a essas mudanças, a greve também foi responsável por ajudar a aumentar a conscientização pública sobre as condições perigosas de trabalho na época, além dos salários baixos que elas recebiam.

Ao ler os artigos de Besant e saber da greve, alguns consumidores decidiram boicotar a empresa Bryant & May. Os créditos que aparecem no final de Enola Holmes 2 soam totalmente verdadeiros, tendo em vista o impacto que foi duradouro.

Sarah Chapman é retratada com fidelidade no filme?

Enola Holmes conta a história de Sarah Chapman
Imagem: Divulgação/Netflix

- Publicidade -

Uma das coisas essenciais para o filme por exemplo, foi o desaparecimento de Sarah Chapman, porém, na verdade ela nunca desapareceu. O filme recebeu várias críticas positivas devido ao seu mistério emocionante, mas, muito disso foi invenção.

Bryant & May é renomeado para Lyons, e o amante secreto de Sarah é William Lyons, filho do dono da fábrica no filme. Eles planejavam expor juntos as irregularidades da empresa. Tudo isso foi retratado no filme com um efeito dramático, enquanto a verdadeira Sarah Chapman trabalhava há anos na Bryant & May, que chegou à posição de booker no escritório de patentes da fábrica.

Isso fez com que ela recebesse um salário maior que a maioria, e ao invés de viver com um monte de pobres como em Enola Holmes 2, Sarah morava com sua mãe até que se casou e saiu da fábrica. No entanto, ainda assim, ela enxergou a oportunidade de mudança. E por meio de seu ato, ela conseguiu mudar a história para sempre.

Então, você sabia sobre a história do filme ?

Certamente, você também vai gostar:

Vikings: Ragnar não morreu na série revela teoria chocante

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil. Afinal, aqui você não perde nada do filme