Eles são clones ? Leo morreu ? Entenda o final explicado de Oxigênio, novo filme da Netflix

Oxigênio é o novo filme de ficção científica da Netlix. Dirigido por Alexandre Aja, o filme acompanha Elizabeth, única protagonista ativa do longa. A jovem acorda e se encontra trancada em uma cápsula de sono criogênica. 

Continua após publicidade

Sem nenhuma memória de como ela chegou lá e seu suprimento de oxigênio lentamente se esgotando, a única opção de Elizabeth é cavar em sua própria mente por respostas antes que seu destino seja selado.

O longa permeia por um suspense claustrofóbico e muda sem esforço, levando os espectadores por uma jornada, totalmente sem fôlego. Aos poucos, descobrimos o passado da protagonista e por sua vez, os motivos que a levaram a estar presa na Câmara. 

Pois bem, com suspense do começo ao fim, o final de Oxigênio pode ter deixado diversas dúvidas. Não se preocupe, aqui estão todas as respostas.

O final de Oxigênio: Quem é o clone e quem é real ?

Elizabeth  olha para uma paisagem cósmica à sua frente, que foi obscurecida pelo filtro UV de seu pod. Milo a informa que ela está em um dos 10000 pods carregando “bioformas”. A nave que os transportava, com o intuito de repovoar um planeta sofreu acidente no início da missão e por sua vez, colidiu com um asteróide.

Além disso, Milo também a informa que, de todos os pods, 9567 estão funcionando normalmente. No entanto, ela é a única acordada. 

Ao perceber que Leo pode estar em algum dos outros pods, Elizabeth o procura até encontrá-lo. Mas, ele não possui mais as cicatrizes que antes. Então, ela se dá conta que a verdade é que, eles são clones. Seu Oxigênio agora está abaixo de 2% e por sua vez, ela quase perde as esperanças. 

Então, ela decide usar os outros pods ao seu redor. Milo informa que levará um tempo para transferir as reservas para seu pod e a coloca em um sono criogênico.

Na cena final do filme, vemos que Elizabeth e Leo se reunirem em um planeta distante, tendo chegado lá vivos com sucesso. A revelação de que a protagonista é um clone, responde diversas questões cruciais, mas levanta outras. 

Agora sabemos que ela é um clone de uma versão mais jovem de Elizabeth, enquanto a personagem real, mais velha, é brevemente vista em uma conferência científica. Para evitar confusão, usaremos “Real” ou “Clone” antes do nome de um personagem para especificar sua origem.

Dessa maneira, descobrimos que Leo, que não tem cicatrizes no rosto é um clone. Bem como Lion e Isabel.

Oxigênio na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Leo está vivo ou morto? Como ele está envolvido na missão de Oxigênio ?

O clone de Elizabeth percebe que não é real, após ver Leo com aparência perfeita em um dos pods. Antes, vimos que, Leo morre com um vírus que está infligindo a humanidade e ameaçando acabar com ele em gerações. 

- Publicidade -

Através de várias pistas durante o filme, incluindo vendo que Leo está doente, bem como, a mãe de Elizabeth afirmar que ela mora sozinha, nos leva a crer que o verdadeiro Leo está morto em Oxigênio.

Porém, de acordo com o status dado pelo Milo, o clone Leo está perfeitamente saudável. Antes de sua morte, o personagem real teve um papel importante na missão espacial. Afinal, ele é visto projetando os sistemas de reentrada e aterrisagem do pod.  Sem contar que, ele é visto ao lado dos militares de alto escalão. 

Por fim, descobrimos que todo o projeto foi ideia de Elizabeth  e Leo, já que, os dois ocasionalmente são vistos como os principais arquitetos da missão. Por isso, existe uma constante ideia do clone de Elizabeth, querer viver perto de Leo, por mais que sejam apenas clones. 

Como podemos ver no final de Oxigênio, o clone de Elizabeth está ao lado de Leo. Embora, suas versões reais tiveram um destino sombrio.

O que aconteceu na terra e onde está a verdadeira Elizabeth ?

Vemos a real Elizabeth, que é muito mais velha que seu clone, falando em uma conferência científica. Ela demonstra que, finalmente sobre sua descoberta com a transferência de memória. A mulher que conta para o clone Elizabeth sobre a missão, é a real Elizabeth. 

Por isso que, a senhora ao telefone sabe o nome do clone Elizabeth, bem como, todos os detalhes de trabalho do pod em que ela está.

Antes mesmo dela ser cortada, alguns homens entram no local e ameaçam a real Elizabeth. Os homens soam como autoridades, dando a entender que a missão em si é clandestina e ilegal. O vírus está rapidamente varrendo a terra e acabará com a humanidade.

No entanto, para evitar o pânico entre o público em geral, apenas o alto escalão das forças armadas e governo sabem disso. O que permanece um mistério em Oxigênio, é quem está por trás da ousada missão de transportar a humanidade em outro planeta. 

Apesar de vermos Elizabeth e Leo trabalhando na missão, ela não é autorizada pelo governo e consequentemente, alguém financia a mesma. Isso explicaria por que a Real Elizabeth é apreendida pelas autoridades. 

Entretanto, sabemos que existe a possibilidade de que a missão seja oficial, mas a Real Elizabeth tenha cometido algum crime. Visto que, ela conta ao clone Elizabeth a verdade sobre sua missão, em vez de deixá-la sufocar e morrer.

Por fim, descobrimos que, realmente a situação da terra se tornou deplorável e que, o vírus avançou grandemente. 

Quantos anos tem o clone Elizabeth? Qual é o destino dela?

Oxigênio na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Ao descobrirmos que Elizabeth é um clone, é interessante considerá-la como uma personagem separada e não a mesma da real personagem. O clone também sofre com alucinações e constantes comparações a outros animais de laboratório. 

Enquanto a real Elizabeth é vista realizando diversos experimentos de forma tranquila nos ratos, seu clone parece ter medo deles. Provavelmente, isso deve ser resultado de uma culpa profunda, que foi transferida para o clone em Oxigênio. 

Porém, a idade que o clone da pesquisadora apresenta é o mais interessante. Afinal, descobrimos perto do final do filme que ela tem apenas 102 minutos. A personagem dormiu por 12 anos, e acordou pela primeira vez na cápsula criogênica. A idade é confirmada por Milo. 

Final Feliz

Oxigênio se diferencia de alguns filmes similares de ficção científica, por ter um final feliz. O clone de Elizabeth é visto ao lado do clone Leo, algo que ela tenta desesperadamente alcançar na metade segunda do filme e quase desiste. 

Os dois são vistos juntos no planeta distante Wolf 10-61c, saudáveis e muito apaixonados. Contudo, seus corpos reais na terra não tem tanta sorte. Leo morreu e Elizabeth foi presa por algo ilegal ou antiético.

Então, você gostou do final de Oxigênio, na Netflix ? Aproveite para ver esse vídeo:

Certamente, você também vai gostar:

>A garota de Fora ganhará 3 Temporada na Netflix ? Saiba tudo

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil. Afinal, aqui você não perde nada da Netflix.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...