- Publicidade -

É importante diversificar o seu público-alvo? Descubra

Entenda por que é importante diversificar seu público alvo

- Publicidade -

Um dos pontos-chave para qualquer empresa ou negócio é a definição do público-alvo, principalmente no início, período de estruturação das estratégias empresariais a serem empregadas.

publicidade

Isso não significa que o público-alvo não possa ser diversificado desde o início, ou como resultado de uma mudança de estratégia da empresa. É importante que os grupos de potenciais consumidores estejam bem definidos e que a sua empresa consiga direcionar corretamente os produtos e serviços oferecidos.

O que é público-alvo?

- Publicidade -

Por público-alvo entende-se um grupo de indivíduos aos quais o seu negócio direciona as ações de marketing dos produtos e serviços oferecidos. Isso varia de acordo com o que a empresa tem para oferecer e, caso ofereça diferentes produtos, pode ser necessário definir estratégias para diferentes públicos.

É fundamental saber com quem você está se comunicando e, para isso, é necessário conhecer o perfil desse grupo de pessoas – idade, localização demográfica, sexo, formação educacional, poder de compra, hábitos de consumo e assim por diante.

Quanto mais se sabe sobre o público-alvo, mais fácil se torna descobrir o que esse grupo de pessoas deseja. Dessa forma, é possível criar soluções que vão ao encontro das suas necessidades.

- Publicidade -

Em marketing, é importante segmentar e direcionar conteúdos segundo um público-alvo específico. Em outras palavras, deve-se ter um pensamento estratégico, o que não significa que você não tenha que direcionar conteúdos para diferentes públicos-alvo quando oferece produtos diversos.

Por que é importante definir o público-alvo?

O objetivo central de qualquer empresa ou negócio é crescer e gerar lucro. A definição correta do público-alvo pode evitar gastos desnecessários, já que o investimento passa a ser focado em um público específico.

Além disso, ao definir o seu público-alvo, você consegue se comunicar de modo a atrair o seu consumidor e se diferenciar da concorrência. Essa questão nos remete também aos tipos de segmentação de mercado e à importância de oferecer produtos ou serviços adequados para um público-alvo específico.

- Patrocinado -

Consumidores do Rio de Janeiro que buscam serviços de ‘marido de aluguel’, por exemplo, precisam ser atendidos por empresas que ofereçam serviços nessa região específica. Por isso, é importante que esse tipo de empresa direcione seus serviços para essa região – essa estratégia de marketing se chama segmentação demográfica do mercado.

Caso a empresa expanda e decida oferecer seus serviços para outras cidades ou regiões, sua estratégia de comunicação deverá se adaptar e encontrar meios de se comunicar de modo relevante com os novos consumidores, uma vez que cada público-alvo possui perfil próprio.

Quando é importante diversificar?

Público alvo definido

Como no exemplo anterior, em que uma empresa precisa se adaptar a públicos-alvo específicos caso decida oferecer seus serviços para novas regiões, em outras circunstâncias a adaptação pode ser igualmente importante. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a indústria de cosméticos muda o seu foco exclusivo nas mulheres e passa a abranger também produtos masculinos.

- Publicidade -

Ou então quando empresas de entretenimento, como as plataformas online de jogos de RPG para Android ou desktop, se adaptam para atrair e se comunicar com os diferentes públicos-alvo que usufruem de seus catálogos diversificados de jogos de aventura, guerra, estilo Las Vegas, entre outros.

O mesmo ocorre quando empresas abrangem o seu foco em decorrência, por exemplo, do aumento da idade média dos seus consumidores, o que faz com que precisem criar produtos relevantes para este público-alvo específico.

Podem ser inúmeras as razões para diversificar o público-alvo, por isso é importante reconhecer que, em determinadas circunstâncias, essa estratégia pode ser vantajosa para o seu negócio.

Não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para mais novidades.

Comentários estão fechados.