Publicidade

DMZ – Final explicado da minissérie: Qual foi o destino de Manhattan?

Descubra o que acontece no final da minissérie da "DMZ", da DC Comics para a HBO Max!

Publicidade

DMZ (ou “zona desmilitarizada”) é uma minissérie de 4 episódios baseada nas HQs homônimas da DC e original do HBO Max. Em suma, sendo essa uma produção situada em um futuro não distante onde a eclosão de uma Segunda Guerra Civil nos EUA leva ao abandono total da ilha / distrito de Manhattan.

De início, a história original foi contada através dos quadrinhos de Brian Wood e Riccardo Burchielli pelo – já falecido – selo adulto da DC Comics, “Vertigo”, entre 2005 e 2011. Nesse interim, a saga alcançou esmero do público e da crítica especializada, que elogiaram sua condução do “panorama da guerra”.

Publicidade

Agora, uma adaptação em live-action de DMZ enfim saiu do papel às telas dos assinantes da HBO Max, após quase uma década de seu anúncio (em 2014). Portanto, venham conosco, da Streamings Brasil, e entendam tudo o que rolou nos 4 episódios desta minissérie da DC. E, é claro, cuidado com spoilers!

 

Sinopse de DMZ (HBO Max)

Publicidade

Intro / vinheta / abertura com logo oficial animado da minissérie DMZ da DC no HBO Max
(créditos de reprodução: HBO Max / DC)

Primeiramente, a todos os mais curiosos os quais ainda não conferiram os 4 únicos capítulos de DMZ, aqui vai a sinopse: a minissérie traz a médica Alma “Zee” Ortega (Rosario Dawson) como protagonista, que decide entrar clandestinamente em Manhattan para encontrar seu filho, 8 anos após a ilha ter sido declarada “zona desmilitarizada”. Ou seja, um lugar de impasse em uma Segunda Guerra Civil nos EUA.

Neste futuro distópico, os exércitos dos EUA travam um embate contra secessionistas autoproclamados “E.L.A.” (Estados Livres da América), o que resultou em um impasse pela famosa ilha, onde nenhum dos lados teve êxito em dominá-la ou mesmo expulsar os seus adversários. Como resultado, Manhattan foi largada. E, assim, cerca de 300 mil cidadãos foram deixados sem recursos, proteção e “fora da nação”.

Publicidade

Em meio há este caos e instabilidade, a minissérie, DMZ, acompanha Alma enquanto ela busca por seu filho, Christian, o qual se encontra nesta “novíssima” civilização regida por gangues e medo constantes.

Publicidade

 

Publicidade

A zona desmilitarizada tem seu fim em “DMZ” (da DC)?

Rosario Dawson no final da minissérie DMZ da DC na HBO Max
(créditos de reprodução: HBO Max / DC)

Em síntese, a DMZ / ZDM (zona desmilitarizada) de Manhattan (em Nova Iorque) não é desfeita ao fim da minissérie. Entretanto, a tensão ali presente é de fato apaziguada. Visto que Alma, sob o pseudônimo “Zee”, vence a eleição com mais de 120 mil votos a seu favor. Assim, declarando-a sua 1ª governadora.

Em retrospecto, a “Zona” já estava em período de eleição – inclusive, a sua 1ª –, desde antes de Alma chegar, com Wilson (líder em Chinatown e ex-amigo da protagonista) e Parco (líder dos Reis do Spanish Harlem e ex-marido dela) disputando pela posição.

Publicidade

Publicidade

Contudo, após Wilson ser atacado pelo adversário – por sua tentativa de punir Skel por roubar seu ouro – a população percebeu que a recém chegada, Zee, que havia adquirido seu respeito através do apoio de Oona (mediadora de distribuição de água dentro da DMZ) seria a melhor opção de um futuro melhor.

 

Alma, Skel e Parco ficam juntos?

Rosario Dawson como Alma "Zee" Ortega, Freddy Miyares como Christian / Skel e Benjamin Bratt como Parco Delgado na minissérie DMZ da DC no HBO Max
(créditos de reprodução: HBO Max / DC)

Publicidade

No fim, Alma convence seu filho, Christian (o temido “Skel”), de que seu pai é um manipulador. Portanto, o garoto passa a enxergar o quanto ele o usou para impor medo dentro da DMZ. Então, a mãe e o filho juntam forças e impedem Parco de usar Ordi como bucha de canhão, atacando a E.L.A. e os obrigando a revidar. Assim, dando carta branca aos EUA para invadir a zona desmilitarizada por lei, cessando-a.

Ao contrário de seu plano, Parco não auxilia o lado do governo. Pelo contrário, depois de perder numa troca de socos com seu próprio filho, ele é entregue aos soldados como prisioneiro e “bode expiatório”. Enfim, preservando a zona como “independente”.

Rosario Dawson como Alma "Zee" Ortega e Freddy Miyares como Christian / Skel na minissérie DMZ da DC no HBO Max
Alma e Christian no 4º e último episódio da minissérie

Logo depois, Alma e Chris enfim têm um momento sincero de afeição, onde ambos concordam que o “Skel” deve ser deixado no passado, assim Chris e a sua namorada, Tenny, podem iniciar uma vida nova, fora da DMZ. Enquanto isso, Zee, agora uma ativista politizada oficial, fica em Manhattan para liderar o povo à prosperidade, incentivando a união de todos.

 

O que acontece com Odi Peerlis?

Jordan Preston Carter como Odi Peerlis na minissérie DMZ da DC Comics no HBO Max
(créditos de reprodução: HBO Max / DC)

Por último, não podemos deixar de lembrar do órfão de 12 anos, Odi. Afinal de contas, o que acontece com o garoto após ser salvo de Parco? Bom, junto de sua amiga, Nico, Odi comparece a uma estação para votar em Zee, e assim amadurece o bastante para que o “fantasma” de seu avô possa descansar.

Porém, principalmente, é ele quem herda a influente e tão famigerada “Rádio DMZ”, que antes pertenceu à misteriosa radialista, Tenny. Dessa maneira, Odi conquista a sua própria voz e se torna, junto de Zee, responsável pela crença na zona desmilitarizada.

 

DMZ vai ter 2ª temporada?

Banner de poster oficial da minissérie DMZ da DC Comics na HBO Max
(créditos de reprodução: HBO Max / DC)

Finalmente, resta uma dúvida crucial: a HBO Max vai trazer uma 2ª temporada de DMZ? Em resumo, a resposta ainda é incerta. Já que, de fato a produção é rotulada como “minissérie” e obviamente encerra os arcos que apresenta. Mas, inegavelmente, este ainda é um mundo rico em personagens e histórias.

Nesse sentido, seu criador, Roberto Patino (Sons of Anarchy), demonstra-se otimista sobre voltar a ele:

“Sem dúvidas, o mundo de DMZ é enorme e é baseado na reconstrução. Ainda há muitos personagens que eu não pude encaixar e que tenho vários tipos de documentos e histórias de fundo sobre. Então, eu deveria ter a oportunidade de continuar contando histórias da zona desmilitarizada e de seus moradores? Sim, e pode apostar que isso vai acontecer, com certeza.”Patino ao Slash Film.

Em conclusão, caso a recepção da minissérie seja suficientemente boa na HBO Max, este universo distópico pode e irá trazer mais histórias, seja em uma 2ª temporada ou, até mesmo, em spin-offs em um formato parecido ou até mais “formal” de série.

Logo título oficial e animado da minissérie DMZ da DC Comics na HBO Max

 

Certamente, também vão-lhes interessar:

  1. Pacificador (Peacemaker) 2 ª temporada: Data de Estreia e mais
  2. The Batman 2: Tudo sobre a sequência do filme com Robert Pattinson
  3. The Batman: Conheça o elenco do filme e o que fizeram até aqui

Ei, você, quer saber de todas as novidades da DC na HBO Max? Então, confira tudo por aqui mesmo, na Streamings Brasil, e no nosso canal no YouTube!