Desencanto 6 ª Temporada: Por que a série foi cancelada?

Desencanto terá 6ª temporada na Netflix?

- Publicidade -

Nos últimos anos nos acostumamos a ver as aventuras de Bean na Dreamland. Dos mesmos criadores de Os Simpsons, Desencanto estreou com tamanha expectativa no serviço de streaming, após um acordo multimilionário. Claro que, a história, pouco cotidiana, não permitiu que a série de animação épica chegasse aos pés de Simpsons.

- Publicidade -

No entanto, Desencanto sempre foi uma produção bem aceita pelo público. Seu enredo se passa em um mundo de fantasia, seguindo Bean, uma princesa rebelde do período medieval. Enquanto luta uma batalha perdida contra sua mãe, a Rainha Dagmar, Bean também tenta salvar o lugar que tanto ama.

Entretanto, Bean não está sozinha nessa jornada. Ao seu lado, ela conta com a presença do mal-humorado Elfo e seu demônio pessoal Luci. Apesar dos grandes problemas com a bebida, a jovem nobre está disposta, juntamente com sua turma, a viver as mais inusitadas aventuras.

Nem que para isso, precisa encarar terríveis ogros ou toloso humanos. A chegada da 5ª temporada apresentou uma conclusão para a história de Bean. No entanto, ainda existe o questionamento se a 6ª temporada de Desencanto pode, em algum momento, ser vista em na Netflix. Eis o que sabemos.

- Publicidade -

A 6ª temporada de Desencanto

Indo direto ao ponto, a 6ª temporada de Desencanto não acontecerá. Contudo, não se trata de um cancelamento por parte da Netflix, mas sim, um encerramento. O serviço não veio em nenhum momento à público, afirmar que a série seria cancelada, mas, desde o anúncio da 5ª temporada, deixou claro que se tratava do capítulo final.

- Publicidade -

Publicidade

O anúncio foi feito no Twitter dizia: OUÇA! OUÇA! A ÚLTIMA TEMPORADA ESTÁ ENTRE NÓS! Veja abaixo:

- Publicidade -

Ou seja, embora não tenhámos uma continuidade com a 6ª temporada de Desencanto, os fãs puderam ver o final adequado para seus personagens favoritos.

O final de Desencanto

No episódio final, Dagmar queria se tornar a controladora da Dreamland, e isso forçou Bean e seus amigos a lutar contra sua mãe. Dagmar usou o alter ego de sua filha, Bad Bean, para derrotá-la temporariamente na 4ª temporada. Embora Bean tenha sobrevivido a esse encontro, ela foi mais uma vez derrotada por Bad Bean.

- Publicidade -

Sua versão má, enganou Bean para que acidentalmetne matasse seu interesse amoroso, Mora, o que deixou Bean em um espiral. Felizmente, Luci consegiu que Deus revivesse Mora, e a esperança de Bean voltou com ela.

Desencanto terá 6ª temporada na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Com a força agora redobrada, Bean seguiu Dagmar pelos túneis abaixo de seu castelo. Então, encontrou sua mãe tentando um ritual que lhe concederia a imortalidade.

- Publicidade -

Dessa vez, Desencanto não decepcionou. O final da série deu um encerramento à longa batalha de Bean com Dagmar. Bean perseguiu Dagmar em cavernas nas profundezas do castelo, mas sua mãe antecipou muitos de seus movimentos.

Dagmar removeu com sucesso o cérebro do corpo, quase se tornando imortal. Contudo, em um momento crucial, Bean esfaqueou Dagmar com uma estalagmite, enquanto a caverna desabava ao redor delas. Embora o antigo interesse amoroso de Dagmar a tenha salvo, ela estava impotente e provavelmente condenada a uma eternidade no inferno.

Bean venceu a luta, mas a vitória de Bean só foi possível graças à ajuda que recebeu de um velho amigo. Nos instantes finais da série, Bean optou por não se tornar Rainha da terra dos Sonhos. Apesar de que, esse parecia ser seu destino.

Fora todas as referências a Futurama e Os Simpsons, Desencanto sempre foi a história de uma princesa preguiçosa que não queria responsabilidade e muito menos, agira como a escolhida.

Criadores revelaram 6ª temporada de Desencanto

Ao serem questionados sobre o futuro da série, os criadores, Matt Groenning e Josh Weinstein, afirmaram que se tratava de um plano inicial. Quando questionado sobre quantas temporadas a série teria, Weinstein afirmou que seria de 4 a 6. Logo, os planos para um sexto ano, foi colocado na mesa.

Durante uma entrevista com Skwigly em 2021, Weinstein disse:

“A parte três é realmente o meio, então eu diria que as partes quatro a seis serão o fim, o encerramento e a conclusão das coisas.”

Apesar dos planos terem mudado posteriormente, Weinstein revelou que eles decidiram encerrar a série no 5° ano antes mesmo de começarem a escrevê-la. Dessa forma, todos os planos de uma 6ª temporada de Desencanto foram por água abaixo. Mas, ele garantiu aos fãs que seriam capazes de dar a série o final que eles sempre esperaram.

Desencanto terá 6ª temporada na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Por fim, Weinstein ainda afirmou que a série nunca foi planejada para durar tanto tempo como Os Simpsons e Futurama. Ainda ao Skwigly, Weinstein afirmou:

“É um processo muito mais profundo e complicado do que o que passamos em Os Simpsons ou Futurama , por causa do elemento de arte serializada. Matt e eu tínhamos o final e as várias etapas para o final em mente desde quando começamos. A maneira como planejamos é semelhante à forma como Alex Hirsch planejou Gravity Falls, conhecemos certos desenvolvimentos de personagens e enredos.”

Claro que, sempre existem aqueles que acreditam que toda série deveria ter um derivado. Mas, até o momento, tanto os criadores, quanto a Netflix, não confirmaram nada.

A menor série de Matt Groening na TV

A fama de Groening em conseguir dar vida a séries muito populares o levou a assinar um acordo de expressão com a Netflix em 2018. No entanto, Desencanto se tornou a menor série do criador em todos os 34 anos que ele está na TV.

Com apenas 5 temporadas, a série de fantasia não conseguiu chegar aos pés de Futurama, que possui 7 temporadas originalmente e ainda voltou para mais. Por sua vez, Os Simpsons permanece no ar há 34 anos e ainda está renovada até 2025.

Claro que, 5 temporadas são mais do que suficientes para contar uma boa história. Dessa forma, os criadores aparentam ter tomado a decisão certa de quando encerrar a produção. É possível que Groening sentisse que a série simplesmente teria seguido seu curso e queria encerrá-la de forma positiva.

Além disso, produzir a 6ª temporada de Desencanto poderia arruinar a história. Como temos visto, a empolgação com algumas séries podem diminuir se eles durarem muito. Em apenas 5 temporadas, a série nunca perdeu a magia que a tornou tão atraente desde o primeiro episódio.

Netflix está encerrando outras animações

Desencanto terá 6ª temporada na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Outro ponto importante é que, parece que a Netflix está dando um tempo nas atuais animações, que fizeram bastante sucesso nos últimos anos. Isso pode estar marcando uma mudança no investimento do serviço em produções adultas.

Além da série de Groening, o serviço já determinou o fim de Recursos humanos, com apenas duas temporadas. Mas, se olharmos para trás, vemos que a tendência não é de hoje. Em 2020, BoJack Horseman, também terminou enquanto estava em alta.

A mais recente, Big Mouth, se transformou na série original Netflix com o maior número de temporadas. Assim como não produzirá a 6ª temporada de Desencanto, Big Mouth também não ganhará outra temporada, além das que já estão contratadas.

Em suma, o IGN afirma que, o serviço ainda não tem planos para substituir as animações adultas, e que desde 2022, quando o número de assinantes caíram, nenhuma outra produção do gênero foi contratada. Então, você vai sentir falta da série?

Certamente, você também vai gostar:

Sintonia revela péssima notícia para fãs na Netflix