Creed 3: Por que Rocky Balboa não aparece no filme

O real motivo pelo qual Rocky Balboa não apareceu em Creed 3

- Publicidade -

Creed 3 não contou com a participação do icônico Rocky Balboa (Sylvester Stallone), o que fez os espectadores se perguntarem porque Stallone não está no filme. O longa continua a história de Adonis Creed (Michael B. Jordan), filho de Apollo Creed, amigo de Rocky que morreu pelas mãos de Ivan Drogo em Rocky IV.

- Publicidade -

O famoso boxeador de Stallone desempenhou um papel fundamental na franquia spin-off, atuando como treinador de Adonis nos dois primeiros filmes dessa nova saga. O personagem, porém, não fez seu retorno em Creed 3. E a sua ausência já era percebida no trailer. O vídeo até cita Rocky, mas todo o resto do conteúdo foca totalmente em Adonis, sua família e sua história de fundo.

O terceiro filme da saga teve um salto no tempo de 7 anos e o longa mostra exatamente o período onde Adonis está no ponto mais alto e bem-sucedido da sua carreira como lutador. O boxeador estava vivendo sua melhor fase, até que seu amigo de infância e ex-prodígio do boxe, Damian Anderson, retorna ao ringue depois que ele cumpre seus anos de prisão na cadeia.

A luta final em Creed 3 entre Damian e Adonis tem as apostas mais altas de qualquer filme da franquia até agora. Mais uma vez, Adonis reina de forma suprema – sem nenhuma surpresa até aqui -, embora os amigos de infância acabem se reconciliando. No entanto, independentemente do que aconteceu no terceiro filme da franquia, Sylvester Stallone não estava em nenhum lugar e Adonis não teve o apoio do seu mentor.

- Publicidade -

Por que Sylvester Stallone não está presente em Creed 3

A ausência de Stallone em Creed 3 marca a primeira vez que o ator não está presente no universo de Rocky desde o início da franquia original em 1976. Stallone explicou sua ausência no terceiro filme em uma entrevista ao Metro UK. Ele disse o seguinte:

- Publicidade -

Publicidade

“Eu desisti de Creed 3. Eu não sabia se existia um papel para mim. Mas ouvi dizer que é realmente interessante. Leva a saga em uma direção diferente. Desejo-lhes boa sorte e que a saga continue fazendo sucesso”, disse o ator.

A decisão do ator em não retornar para a trilogia faz sentido do ponto de vista da narrativa. Até porque o filme muda claramente o seu foco apenas para manter o personagem titular. Também dá para entender a decisão do ator depois do que aconteceu com Rocky no final do segundo filme spin-off.

O que aconteceu com Rocky antes Creed 3

- Publicidade -

Embora eles o apresentassem apenas como coadjuvante, os dois primeiros filmes spin-offs ofereceram um grande arco para o personagem de Rocky – menos em Creed 3, como se percebe. O primeiro filme viu o personagem lutando com a ideia de assumir Adonis como seu protegido enquanto também lidava com o câncer. Ao longo do filme, porém, Adonis deu ao boxeador experiente uma nova perspectiva da vida.

No segundo longa, Rocky havia se recuperado de sua doença. Porém, Rocky teve que lidar com outra situação difícil. Ivan Drogo, o cara que matou Apollo Creed, pai de Adonis, volta para a vida de ambos ao lado de seu filho, Viktor. O segundo filme apresentou um grande desafio emocional para Rocky, pois ele lidou com a possibilidade de perder Adonis da mesma forma que perdeu seu amigo no passado, em Rocky IV.

Rocky concordou em treinar Adonis mais uma vez para que ele pudesse lutar contra o filho de Drogo. Obviamente, Adonis venceu Viktor em sua luta final. Depois da luta acabar, Rocky chega em Adonis, eles se cumprimentam e ele fala para o personagem que agora é a vez dele – de brilhar -. Um momento, sem dúvida, para lá de emocionante. E essa cena explica a ausência de Rocky em Creed 3.

- Publicidade -

Aqui, ele passa o bastão para Adonis. A cena sinalizava que seu tempo como protagonista havia chegado ao fim e que era hora de Adonis ganhar todos os holofotes na história. Também era um sinal de que Rocky estava em paz, sabendo que Adonis era experiente e apto o suficiente para continuar sua carreira sozinho. Porém, isso não evita que a falta de Rocky seja sentida no novo filme.

Sylvester Stallone ainda pode aparecer no quarto filme da saga?

Apesar da sua ausência, Creed 3 confirmou que Rocky estava vivo e bem e que ele está passando um tempo com seu filho em Vancouver. Embora haja uma explicação clara de porque Sylvester Stallone não está no terceiro filme da saga, isso não significa que sua volta num quarto longa está fora de questão.

- Publicidade -

Por que Creed 3 não contou com Rocky Balboa
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Entretanto, parece que Stallone não está nenhum pouco interessado em aparecer em outro filme da nova franquia. No entanto, embora os longas sejam parte do universo de Rocky, seus temas universais de superação de adversidade e busca por identidade permitem que eles existam em sua própria bolha narrativa.

Apesar da ausência de Rocky ser uma grande diferença na história da franquia, o quarto filme pode prosperar ser ter o personagem original como tema central. No entanto, apesar da falta de interesse de Stallone de aparecer no sucessor de Creed 3, o ator já disse que tem interesse em voltar ao universo em algum momento.

Stallone, na verdade, quer que Rocky 7 aconteça, e o ator até já desenvolveu sua próprio história para o sétimo filme de Rocky. Inclusive, os acontecimentos em Rocky 7 podem levar aos eventos do quarto filme spin-off. Isso porque a sequência pode ver Rocky treinando seu filho. Dessa forma, provavelmente Adonis poderia lutar com o filho de Rocky no quarto longa.

E teria coisa mais interessante do que ver Adonis lutando com o filho de seu mentor? Independentemente de onde e quando ele apareça, não parece que Sylvester Stallone abandonou de vez um dos personagens mais icônicos de sua carreira só porque ele está ausente em Creed 3.

Todos os filmes da franquia estão disponíveis na Amazon Prime Video.

Certamente, você também vai gostar:

>Manifest: 8 Coisas que não fazem sentido no final da série

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.