Como o derivado de How I Met Your Mother falhou com o original
Saiba o acerto de How I Met Your Mother que How I Met Your Father ignorou no Star+.
Inegavelmente, How I Met Your Mother é uma das séries de comédia mais clássicos da cultura pop. E por isso, muito se discute sobre os seus diferencias para com séries como Friends. Nesse sentido, pode-se citar sua criatividade narrativa e ousadia. É claro, algo que os fãs esperavam ver no derivado, How I Met Your Father. Mas, infelizmente, o qual falha em evocar tal essência do original, caindo na mesmice.
Atualmente, a nova série – que traz um novo grupo de amigos novaiorquinos, só que ainda se passa no “universo” da anterior – está em sua 2ª temporada. Em suma, acompanhando Sophie (Hilary Duff), uma fotógrafa que narra ao seu filho como ela conheceu o seu pai em meio às desventuras de sua juventude. Sendo essa a mesma premissa que a de Ted (Josh Radnor). Portanto, um acerto do spin-off do Star+
Entretanto, em boa parte do tempo How I Met Your Father se limita a apenas trazer de volta elementos físicos de How I Met Your Mother. Por exemplo, os personagens e locais. O que não tem se mostrado suficiente, com muitos fãs atestando não sentirem uma conexão menos superficial entre as séries. Em especial, pela novata não evocar a mesma “vibe” – além de serem “manuais de sobrevivência” de date.
Isto posto, venham conosco, da Streamings Brasil, e entendam como o recente derivado do Star+ falha em repetir o sucesso de seu anterior. Então, bora lá!
Linearidade na narrativa da série How I Met Your Father
Como dito, diferentemente de HIMYM, o spin-off se assemelha muito mais com o formato “padrão” de outras sitcoms. A princípio, pela nova protagonista, Sophie, ser uma narradora muito mais direta do que Ted foi. Ou seja, contando suas histórias de modo mais linear, coeso e simples. Assim, indo contra a já nostálgica, atrapalhada e única narrativa de Mosby.
Simplificando, How I Met Your Father peca em não trazer diferentes dinâmicas nos episódios. Já que por ambas séries se resumirem a “histórias sendo contadas entre amigos”, não deveríamos vê-las de forma tão comum. Principalmente, pois Ted quase nunca ia direto ao ponto – por vezes nem mesmo seguindo uma ordem cronológica. Daí, basicamente resultando em cenas agitadas que transitavam com muita criatividade entre passado, presente e futuro.
Um grande exemplo é o primeiro episódio de How I Met Your Mother, onde vemos Ted Mosby do futuro contando como ele contou a Marshall, Lilly e Barney como foi seu encontro com Robin. Desse modo, as cenas intercalam entre os eventos e as reações dos ouvintes – tornando tudo hilário e catártico. Vejam:
Quem nunca deu uma de Ted né? haha
Yellow Umbrella – How I Met Your Mother
Publicado por Yellow Umbrella – How I Met Your Mother em Domingo, 10 de setembro de 2017
> How I Met Your Mother não resolveu grande problema de Robin e Ted
Sendo assim, os melhores episódios contavam com experimentações de “storytelling” (narrativa) que, em sua maioria, transformavam suas histórias em algo mais original, desafiador e divertido de se ver. Então, How I Met Your Father carece de casos como:
- As tramas contadas do avesso e/ou de trás para frente em “Moeda da Sorte“ (2×15);
- A sútil contagem regressiva até a repentina tragédia em “Más Notícias“ (6×13);
- Os eventos duma festa analisados cômodo a cômodo em “Apicultor em Chamas“ (7×15).
Ademais, How I Met Your Mother não se importava em se levar tão a sério. O que culminou em ótimas piadas recorrentes – e até numa sequência musical –, aliás, muitas vezes originadas do caótico Barney. Aquele tipo de personagem que faz falta no elenco de How I Met Your Father que, por sua vez, pareceu preferir uma abordagem mais madura e pé no chão.
Soluções para um dos problemas
Finalmente, há duas formas em que How I Met Your Father pode se assemelhar mais à How I Met Your Mother. Em primeiro, deixando de ser convencional em sua estrutura narrativa. Inclusive, ao subtituir os seus flashbacks de “corte rápido” (nos quais vemos curtas cenas de humor visual, atreladas a algo que foi dito) – definitivamente, sendo usado a exaustão.
E em segundo lugar, ao incorporar outro elemento fundamental da série original: a perspectiva. Visto que pela história ser narrada por um único indivíduo (Ted), as informações podem não refletir 100% da verdade – sendo enviesadas pelas suas opiniões e conhecimentos limitados. Como resultado, abrem-se uma gama de possibilidades que não dependem da lógica e da veracidade das memórias de Mosby.
Enfim… seja como for, How I Met Your Father ainda possui tempo para se desenvolver e para encontrar sua própria identidade (caso essa seja a intenção). E ao menos a 2ª temporada já corrige os erros do ano anterior, ao contar com 20 episódios e estrear simultaneamente entre Hulu (EUA) e o Star+ (BR).
Certamente, você também vai gostar:
> Sons of Anarchy: Como o cartel de Galindo mudou a história de Jax
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série (via never nothing).