Cobra kai tem grande problema para resolver na nova temporada

Cobra Kai pode ter problemas com racismo? Entenda

- Publicidade -

A reinicialização de Karatê Kid, através de Cobra Kai, teve que acontecer diferente da maioria das outras. A série envelheceu os personagens de forma realista e adicionou uma geração mais jovem para continuar com novas histórias.

- Publicidade -

Os criadores da série Josh Heald, Jon  Hurwitz e Hayden Schlossberg, usaram a mistura perfeita de nostalgia e novas ideias para criar Cobra Kai, que ganhou 95% pontuação no Tomatometer da crítica e 92% do público no Rotten Tomatoes.

Ao longo da produção, vemos vários personagens dos filmes clássicos. Entre eles, Daniel LaRusso, Johnny Lawrence, Ali Mills e Mike Barnes. Contudo, a série também fez um bom trabalho ao centrar pessoas de cor e mulheres. Foi acrescentado a em sua história um campeonato feminino que era muito esperado na 4ª temporada.

A história de Cobra Kai, se concentra grande parte em Miguel Diaz (Xolo Maridueña), sua mãe Carmen (Vanessa Rubio) e sua avó Rosa (Rose Bianco). Porém, os personagens negros são lamentavelmente pouco representados na série. Isso ainda se agrava por causa da vilania do maior personagem principal da série, Kenny Payne (Dallas Dupree Young).

A quinta temporada de Cobra Kai, descreve mal o personagem. Assim, prestando um desserviço a série, ao personagem e ao ator que fez o papel. Isso acabou contribuindo ainda mais, para demonização de pessoas de cor que já existe na indústria do entretenimento.

Cobra Kai precisa resolver problema de racismo

- Publicidade -

Publicidade

Os atos racistas infelizmente fazem parte do entretenimento americano há muito tempo. Em 1915, apenas 50 anos após o fim da Guerra Civil, veio o “Nascimento de uma Nação”. A produção se manteve por mais de um século como um dos projetos criativos mais racistas já imaginados.

Por sua vez, o filme retrata homens negros como selvagens com a intenção de matar homens brancos além de querer devastar mulheres brancas. Além disso, reduz as mulheres negras a estereótipos de Mammy e mostra congressistas negros no chão da câmara comendo frango frito e descansando os pés descalços nos móveis.

O racismo que foi apontado em Cobra Kai, bem como, na televisão e no cinema ficou mais sutil nos anos entre a versão moderna e a original de Nascimento de uma Nação. Porém, representar os homens negros como brutos e perigosos nunca saiu completamente de moda.

Os primeiros westerns colocavam mocinhos em trajes brancos em cavalos brancos e bandidos em preto sobre preto. Com isso, criou se o estereótipo do homem negro irritado sobreviveu através de outros como Clubber Lang (Sr. T) de “Rocky III”.

Kenny não precisa de muito para ser transformar em valentão

O processo é precisamente o que faz com que o tratamento de Kenny na 5ª temporada da série se destaque de maneira muito infeliz. Ele apareceu pela primeira vez no segundo episódio da 4ª temporada, “First Learn Stand”, sendo coagido pelo filho de Daniel, Anthony (Griffin Santopietro), no primeiro dia de aula na nova escola.

Kenny começa ingênuo e doce. Seu pai era amoroso e estava muito longe dele no Exército. Já sua mãe, totalmente sobrecarregada e por fim o irmão Shawn (Okea Eme-Akwari) em detenção juvenil. O irmão, acabou sendo amigo de Robby Keene (Tanner Buchanan), e com isso, apresentou Kenny ao dojô de Cobra Kai.

Cobra Kai tem vilão que precisa mudar
Imagem: Divulgação/Netflix

Não demorou muito para que Kenny se transformasse em um mal caótico completo. Ele ganha um prêmio com um soco no rosto de Kyler no final do episódio 3, “Then Learn Fly”. Ao longo da 4ª temporada Kenny consegue progredir como lutador.

- Publicidade -

Ele vai ao limite, com uma derrota muito humilhante no torneio All-Valley para Robby repentinamente implacável, e no meio de sua raiva, dá uma surra em Anthony. O personagem acaba tendo atitudes mais sombrias, e contribuí para que Robby de deixasse o dojô, e consequentemente, Kenny se torne o melhor lutador.

Todavia, ele assume o papel de vilão de forma bem voluntária e rápida, com um cenário completamente desafiador e muita conversa fiada. Quando Robby tenta orientá-lo novamente, ele chama seu ex mentor de desistente em Cobra Kai.

Kenny abraça o Lado Negro mas isso não lhe faz justiça em Cobra Kai

Kenny por exemplo, não é o pior acontecimento da série. Atualmente os piores acontecimentos são de Terry Silver (Thomas Ian Griffith) e John Kreese (Martin Kove). Ele planejou, colocar a cabeça de Anthony em um vaso cheio de merda.

Com isso, se tomou o papel rotativo da série de “lutador que fará qualquer coisa para vencer e aceita conselhos questionáveis ​​​​durante a competição”. Robby tenta trazer seu amigo de volta, apesar disso, Kenny se aprofunda no que aprendeu recentemente, poço de truques sujos para derrotar Falcão (Jacob Bertrand) na audição de Sekai Taikai entre Cobra Kai e Miyagi-do/Presa de Águia.

Kenny em Cobra Kai
Imagem: Divulgação/Netflix

Depois de um tempo, as coisas se resolvem. Kenny é o primeiro que devolve o moletom do dojô, deixando-o cair no corpo espancado de Silver no final da 5ª temporada. Porém, esse momento é insatisfatório para Kenny e também para os fãs. Além disso, mundo atual é um lugar muito perigoso para jovens negros.

Por isso, ter apenas um personagem significativo como principal vilão da série, não faz nada para ajudar a torná-lo seguros. Já na 6ª temporada, trará aos showrunners e escritores a chance de trazer Kenny de volta ao limite.

Então, você acha que a 6ª temporada de Cobra Kai precisa melhorar isso?

Certamente, você também vai gostar:

House of the dragon: O que acontece com o braço do rei Viserys?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.