Cobra Kai precisa DESSA MUDANÇA na 6ª temporada

A 6ª temporada de Cobra Kai precisa de um artifício para ter sucesso

- Publicidade -

Embora existam várias maneiras pelas quais a 6ª temporada de Cobra Kai pode encerrar o longo período da série, ela deve empregar um controverso truque de narrativa para ter um encerramento satisfatório. Situado 33 anos após o primeiro filme de Karate Kid, a série começa destacando como Daniel LaRusso superou suas rivalidades do colégio.

- Publicidade -

Agora, vemos em Cobra Kai que ele está administrando com sucesso um negócio de vendas de carros. Johnny Lawrence, por outro lado, luta para sobreviver e ainda vive à sombra de suas derrotas anteriores. A era pré-Daniel de seu colégio foi o ponto alto de sua vida, e ele não pode deixar de se perguntar como teria sido a vida se ele tivesse vencido o All-Valley.

Nem tudo permanece sombrio no Vale, porém, desde que Johnny encontra um novo senso de propósito quando Miguel se torna seu primeiro aluno. Com o que se segue, personagens antigos e vilões inesperados ressurgem quando a história de Karate Kid se repete. Ao mesmo tempo, novos personagens revivem as rivalidades esquecidas do Vale.

Embora simples, esta fórmula ajudou efetivamente Cobra Kai a reviver a franquia Karate Kid . No entanto, agora que a 5ª temporada resolveu a maioria das rivalidades, a 6ª temporada pode ter que fazer algo inesperado para encerrar a série em alta.

A 6ª temporada de Cobra Kai precisa de um flashforward

Daniel LaRusso inicialmente parece mais realizado e maduro do que Johnny Lawrence na primeira temporada de Cobra Kai. No entanto, quando ele arrisca destruir sua vida aparentemente perfeita por uma rivalidade trivial no colégio, fica evidente que ele também tem alguns problemas não resolvidos e não é tudo tão diferente de Johnny Lawrence.

- Publicidade -

Publicidade

Este desenvolvimento no arco de Daniel LaRusso afirma que ele e Johnny se perderam depois de se tornarem campeões de Karatê na juventude. Enquanto Johnny vive com o fardo de sua derrota, Daniel luta para manter seu legado cada vez menor.

Os personagens da nova geração de Cobra Kai podem ter destinos semelhantes, a menos que a 6ª temporada dê a eles um encerramento positivo. De muitas maneiras, a abertura da série subverte a nota “felizes para sempre” com a qual os filmes de Karate Kid terminam.

Embora um pouco negativa, esta abertura permite que a série crie um conflito emocionante para o resto de suas temporadas. Além disso, também ajuda a fundamentar sua narrativa no realismo, destacando como a fama e o sucesso do ensino médio podem não necessariamente refletir na linha do tempo futura de um personagem.

Embora isso crie um gancho de abertura envolvente para a série, também sugere que, se a 6ª temporada de Cobra Kai terminar com seus protagonistas principais simplesmente vencendo o Sekai Taikai, eles poderão repetir os erros de Daniel e Johnny no futuro.

Isso significaria que, como Johnny, Miguel poderia acabar como um perdedor sem sorte no futuro, enquanto Robby poderia seguir Daniel LaRusso, tornando-se um vendedor insatisfeito. Portanto, para ter alguma aparência de otimismo e esperança em seus momentos finais, a série precisa terminar a 6ª temporada com um flash forward. Assim, veríamos que afirma como os personagens seguiram em frente para sempre.

Por que terminar com um Flashforwards é tão arriscado (e controverso)

Os flashforwards finais são frequentemente menosprezados e considerados arriscados porque, se forem muito otimistas e esperançosos, podem diminuir o impacto de todas as provações e tribulações pelas quais os personagens passaram ao longo de suas respectivas histórias e até mesmo tirar o realismo que torna sua narrativa.

Ao mesmo tempo, se os flashforwards finais forem muito negativos, especialmente em dramas sobre a maioridade como Cobra Kai, eles podem decepcionar os espectadores e impedir que a série termine com uma nota alta. Considerando como pode ser desafiador fazer um final rápido parecer convincente, a história da 6ª temporada pode ser melhor ficar longe deles.

Cobra Kai precisa dessa mudança para dar certo
Imagem: Divulgação/Netflix

- Publicidade -

No entanto, a 6ª temporada pode superar esses desafios, não se afastando muito nas cenas finais de flash-forward. Ao saltar apenas para o futuro próximo, o flash forward do final da 6ª temporada pode estabelecer como os personagens ainda estão indo bem. Ou seja, deixando algum espaço para ambiguidade em torno de seus destinos.

Dessa forma, a série não apenas garantirá ao público que os personagens da nova geração não estão repetindo os erros de Daniel, Johnny, Kreese e Silver. Logo, também sustentará um senso de realismo que torna as batidas do personagem emocionalmente ressonantes.

Em suma, o final do flashforward não deve ser tratado como uma entidade separada que de repente conclui a narrativa de Cobra Kai com resultados irrealisticamente positivos. Como o público investiu tanto tempo nos personagens do programa e os viu passar por seus respectivos ritos de passagem ao longo do programa, o final do flash-forward também não deve ser muito inesperado. 

Em vez disso, o melhor final de salto no tempo da 6ª temporada seria apenas mais doce do que amargo. Afinal, teria sua representação do futuro e narrativamente coerente com as histórias abrangentes do programa.

Certamente, você também vai gostar:

> Game of Thrones: Por que os vagantes brancos não falavam na série?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.