Cobra Kai confirma triste história de Johnny Lawrence

A triste história de Johnny Lawrence em Cobra Kai

- Publicidade -

A 5ª temporada de Cobra Kai prepara o cenário para a última temporada da série. Mas, uma triste verdade sobre a história de Johnny Lawrence ficou evidente. Muitos fatores contribuíram para o sucesso da série. No entanto, a principal razão pela qual a série derivada funciona tão bem é que ela tem uma razão sólida para existir.

- Publicidade -

Segundo relatos, Ralph Macchio recebeu propostas para voltar a Karatê Kid com ideias derivadas. No entanto, ele os recusou porque acrescentavam pouco ou nenhum peso às histórias da série de filmes. Cobra Kai, no entanto, foi uma exceção porque não apenas complementou a narrativa existente da série de filmes original. Mas também mostrou potencial para criar sua própria identidade.

Ao fazer de Johnny Lawrence um personagem tão importante quanto Daniel LaRusso, a série levou a franquia em uma direção refrescante. Como resultado, Johnny Lawrence, que era visto como o valentão malvado de Daniel no filme original, tornou-se um dos personagens mais queridos da franquia.

William Zabka também merece crédito por adicionar novas camadas cômicas e emocionais à caracterização de Johnny Lawrence com sua forte atuação. No entanto, apesar de fazer essas subversões em suas temporadas iniciais, Cobra Kai está começando a revelar uma verdade trágica sobre suas próprias limitações. E isso atinge diretamente Johnny Lawrence.

Johnny Lawrence não é mais o personagem principal de Cobra Kai

Cobra Kai estava inicialmente invertendo o que aconteceu em Karatê Kid. Ou seja, mudando perspectiva de Johnny Lawrence. Mas, infelizmente, não tem feito o mesmo nas últimas temporadas. Para inspirar nostalgia nos espectadores de longa data da franquia,  asérie apresentou personagens como Chozen e Mike Barnes como aliados de Daniel.

- Publicidade -

Publicidade

Além disso, marcou o retorno de vilões como Terry Silver. No entanto, nenhum desses personagens fez parte do primeiro filme de Karate Kid. Por sua vez, este apresentava Johnny Lawrence como um de seus dois personagens principais, a série claramente começou a focar no lado da história de Daniel, em vez de seguir o rito de passagem de Lawrence.

O enredo abrangente de Johnny Lawrence também estagnou gradualmente ao longo do tempo. Embora o programa tenha feito alguns desenvolvimentos intrigantes em sua narrativa, destacando como ele passou de um alcoólatra solitário a um homem de família, sua caracterização quase não fez nenhum progresso nas últimas temporadas.

Todo o arco da 5ª temporada de Lawrence girou principalmente em torno dele lutando para manter um emprego. Isso restabeleceu que ele não avançou muito desde sua história da 1ª temporada. Mesmo que Cobra Kai tenha recebido o nome de seu estilo de luta de Karatê, a produção voltou a enfatizar como o jeito Miyagi é o caminho certo.

Mesmo quando se trata de seu relacionamento com Robby, Lawrence continua cometendo os mesmos erros na 5ª temporada. Por exemplo, ele mente para Robbie sobre o propósito da viagem ao México. Além disso, ainda não se desculpou sinceramente com seu filho biológico.

Cobra Kai mostra como Johnny pode ter final triste
Imagem: Divulgação/Netflix

Enquanto o arco da história de Lawrence mal avança na 5ª temporada, Daniel LaRusso passa por uma catarse significativa. Depois de ser um homem raivoso e ressentido durante a 5ª temporada, Daniel se realinha com as filosofias do Sr. Miyagi.

Logo, aprendendo como “tudo fica melhor” quando “toda a vida tem equilíbrio”. Isso claramente fez de LaRusso o personagem principal da 5ª temporada.

Cobra Kai começou como a história de Johnny Lawrence

Nas temporadas iniciais, Cobra Kai era mais sobre Johnny Lawrence e Miguel do que Daniel e todos os outros personagens. Daniel, na verdade, foi retratado como uma espécie de anti-herói na primeira temporada. Afinal, ele não suportava a ideia de Johnny Lawrence se sair melhor na vida ensinando Karatê às crianças.

- Publicidade -

A série ainda tentou retratar o dojô e sua filosofia “ataque primeiro, ataque forte, sem piedade” de uma forma neutra. Isso destacou como ajudou personagens como Eli e Miguel a lutar contra seus valentões e inseguranças. Isso permitiu que Lawrence realmente brilhasse como um sensei, abrindo caminho para que ele se redimisse.

A vitória de Miguel em All-Valley reafirma ainda mais que o foco principal da série era mudar as batidas dos personagens definidas pelos filmes Karate Kid. A introdução de John Kreese como vilão de Cobra Kai também desempenhou um papel crucial ao enfatizar que a série é sobre Lawrence, já que Kreese era um demônio de seu passado.

Embora Daniel também considerasse Kreese seu inimigo, Johnny Lawrence tinha uma relação de amor e ódio com seu sensei. Pois, inicialmente Jhonny era um alvo vulnerável para as manipulações de Kreese.

No entanto, depois que Kreese acabou na prisão em direção ao final da 4ª temporada, a série quase não tinha mais nada a acrescentar à narrativa de Johnny Lawrence. Devido a isso, Johnny Lawrence foi rebaixado a protagonista secundário na história da 5ª temporada com Daniel LaRusso.

Cobra Kai mostra como Johnny pode ter final triste
Imagem: Divulgação/Netflix

Considerando como Johnny Lawrence e seu papel como sensei de Karatê é um mero subconjunto do dojo Miyagi Do após a 5ª temporada e Cobra Kai foi estabelecido como o dojo para os vilões da série, parece improvável que a 6ª temporada promova Lawrence ao seu status de personagem principal das temporadas anteriores.

Série teria que se concentrar em Daniel LaRusso eventualmente

Como a história de Daniel LaRusso e sua dinâmica com o Sr. Miyagi estabeleceram a base do verso Miyagi da franquia, é compreensível por que Cobra Kai teve que eventualmente voltar seu foco para o verdadeiro garoto do Karatê.

Embora ainda seja louvável como a série reformulou a abordagem boa versus má da série original e adotou uma abordagem mais equilibrada para retratar rivalidades, a maioria dos arcos iniciais de Karate Kid da franquia estavam ligados a Daniel LaRusso.

Portanto, para manter a sensação de nostalgia que tornou a série Netflix tão popular, Cobra Kai teve que trazer de volta jogadores do passado de LaRusso. Johnny Lawrence apareceu apenas no primeiro filme de Karate Kid, deixando a série com uma história limitada para trabalhar.

Apesar do declínio na qualidade da franquia após o segundo filme, Daniel permaneceu como personagem principal em três filmes de Karate Kid, deixando imenso espaço para a franquia expandir sua narrativa em muitas novas direções da série.

No entanto, embora fizesse sentido narrativo para o enredo de Johnny Lawrence ficar em segundo plano na recente temporada de Cobra Kai, é difícil não esperar que a 6ª temporada equilibre seu tempo na tela com o de Daniel LaRusso e lhe dê a redenção e o encerramento completos que ele merece.

Certamente, você também vai gostar:

American Horror Story: 5 estrelas mais ricas que já fizeram parte do elenco