Cobra Kai: A verdade por trás da história da série da Netflix
Cobra Kai é baseada em uma história real? O que sabemos
No ano de 1984, Daniel LaRusso venceu Johnny Lawrence no All Valley Karate Tournament. Agora, Johnny Lawrence é fracassado e alcoólatra, e busca redenção, ao reabrir o infame dojo Cobra Kai, reacendendo a sua rivalidade com o agora bem-sucedido Daniel LaRusso. Por sua vez, este tem lutado para manter o equilíbrio em sua vida sem a orientação de seu mentor, Sr. Miyagi.
Dois homens que direcionam os traumas do passado e as frustrações do presente na única maneira que eles sabem como resolver. A história entre eles é extensa, e quando eles se encontram trinta e quatro anos depois em Cobra Kai, eles precisam se enfrentar mais uma vez, para tirar suas diferenças. Contudo, eles percebem que não foram tão diferentes em primeiro lugar.
A série foca nas suas lutas pessoais, enquanto se reflete suas próprias histórias nos alunos ao seu redor. A produção foi criada por Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, e Josh Heald, e é estrelada por Ralph Macchio e William Zabka, que reprisam seus papéis dos filmes. Mas, de onde originou a história da série? Aqui está o que sabemos.
A história de Cobra Kai é real?
Não, Cobra Kai não foi baseada em uma história real. A história foi criada por Josh Heald, Hayden Schlossberg e Jon Hurwitz, servindo como continuidade da história da série de filmes ‘Karatê Kid’. Os três se conhecem desde o colegial e o seu fandom pelo mundo de Karatê Kid que os uniu. Heald, em entrevista à CBS Local disse:
“Somos amigos há mais de 20 anos e nos unimos no ensino médio e na faculdade por causa de coisas como ‘Karatê Kid’. Todos nós acabamos tendo carreiras de roteiristas separadas. Eu fiz os filmes Hot Tub Time Machine e eles fizeram a série Harold & Kumar. Nós sempre voltamos ao Karatê Kid em nossas discussões e amor pelo cinema.”
A ideia inicial de Cobra Kai, seria uma brincadeira com um filme de acompanhamento. Contudo, as coisas complicaram um pouco, pois um remake foi feito, com Jaden Smith e Jackie Chan como protagonistas. Logo depois vieram os retornos de séries como ‘Fuller House’ e ‘Will and Grace’, dando a ideia de mostrar a história nas plataformas de streaming. Assim, Heald disse:
“O streaming assumiu essa capacidade de contar essa história longa e serializada com qualquer assunto. Tornou-se cada vez mais provável que algo assim pudesse acontecer.”
Mesmo que a ideia de voltar com os personagens fosse chamativo, os criadores também consideraram a falta eminente do Sr. Miyagi, sem o qual, não haveria o Karatê Kid original. (Pat Morita, o ator que fez o papel do mentor de Daniel LaRusso, faleceu em 2005.)
Portanto, eles tinham certeza que a presença dele no enredo de Cobra Kai seria indispensável, contudo, seria necessário encontrar uma forma de deixar os personagens e o público indo além dele. Assim, sua ausência não foi tão sentida, quando os diretores optaram por selecionar os protagonistas.
A ligação da série com os filmes
Um dos fatos sobre ‘Karatê Kid’ original que deixou os fãs divididos é a natureza de Johnny Lawrence. Desde o início, a ideia do filme era mostrar o personagem como um valentão típico que Daniel tem que vencer. Mas, o debate em relação ao seu personagem induziu muitos a acreditar que na realidade ele não era o vilão da história. Aliás, Barney Stinson reforça tal teoria em ‘ How I Met Your Mother ‘.
Cobra Kai foca mais em sua história, o que não apenas dá uma reviravolta, mas, deixa que o público enxergue a história original com um olhar diferente. Schlossberg falou sobre isso:
“Todo mundo tem alguém na escola que achava que era um valentão. Quando você envelhece, você olha para trás e se pergunta o que aconteceu com aquela pessoa e por que ela era assim. Com Johnny, você entende de onde veio toda aquela agressividade. A série tenta simpatizar com ele e isso acaba com todo o seu mundo.”
Ao mesmo tempo que os personagens de Johnny e Daniel são o foco do universo ‘Karatê Kid’, Cobra Kai também mostra outras tramas e novos personagens. Os criadores teriam o desejo de agregar um link entre a geração Karatê Kid e a atual, para viabilizar a história mesmo pra quem não viu o filme. Schlossberg disse:
“Outra coisa sobre o Karatê Kid original que nos conectamos foi que era uma história de amor melodramática adolescente dos anos 80. Nós vemos uma tonelada desses programas para o público jovem hoje que são variações diferentes da mesma coisa em termos de triângulos amorosos e ensino médio. Nós gostamos da ideia de fazer isso e colocar o elemento karatê nisso.”
Então, você conhecia essa história por trás de Cobra Kai?
Certamente, você também vai gostar:
> Cobra Kai, 6 ª Temporada na Netflix: Tudo o que sabemos
>La Casa de Papel: Nova série pode ter professor de volta na Netflix
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.