Cobra Kai: 6ª Temporada evita erro que acabou com Karatê Kid

Erro de Karatê Kid pode ser evitado em Cobra Kai

- Publicidade -

Cobra Kai encerra sua longa jornada na 6ª temporada e evita um grande erro que matou Karatê Kid. Se passando no vale de San Fernando, a série marca o retorno de muitos rostos familiares vistos ao longo da franquia de filmes. Logo, vemos heróis e vilões como Daniel LaRusso, Johnny Lawrence, John Kreese e Terry Silver.

- Publicidade -

Ao mesmo tempo, Cobra Kai também adiciona uma nova geração de personagens adolescentes à sua mistura. Isso permitiu equilibrar a nostalgia com uma nova visão das histórias de amadurecimento. Devido a esse equilíbrio, não apenas reteve o público da franquia original, mas também agradou a novos espectadores.

Embora a série tenha tido algumas mudanças em suas cinco temporadas, grande parte delas foram aclamadas pela crítica e elogiadas pelos telespectadores. Considerando cada temporada está no nível de sua antecessora – se não melhor – a 6ª temporada provavelmente seguirá o mesmo caminho. 

O fato da 6ª temporada de Cobra Kai ser a última, encerrando suas histórias abrangente, mostra que a série não diminuirá sua qualidade geral. Principalmente, por que não está repetindo um erro que acabou com Karatê Kid. 

Cobra Kai está terminando na hora certa

Através de seu Twitter, um dos criadores de Cobra Kai, Jon Hurwitz, confirmou que a Netflix não decidiu encerrar a série na 6ª temporada. Em vez disso, foram os criadores optaram por acabar com a história. Essa decisão prova que, ao contrário dos filmes de Karate Kid, principalmente o 3°, a série não vai ultrapassar o limite do bom senso.

- Publicidade -

Publicidade

Isso permite que a mesma, termine seu enredo com razão. Considerando que a série conquistou recentemente, tanto a crítica quanto o público, a Netflix poderia facilmente ter explorado sua fama e sucesso adicionando mais algumas temporadas. 

No entanto, como visto na série de filmes Karatê Kid, estender a narrativa do programa ofereceria retornos decrescentes ao longo do tempo e gradualmente diminuiria o impacto de suas melhores temporadas. Ou seja, se Cobra Kai durasse tempo demais, poderia colocar em cheque seu enredo. 

O primeiro filme de Karate Kid se tornou um dos mais influentes filmes de esportes de combate para jovens adultos.  Enquanto Karate Kid II reciclou muitos elementos da narrativa do primeiro filme, ele trouxe algo novo com sua mudança de cenário e ênfase na cultura de Okinawa.

Karate Kid III, no entanto, diluiu o efeito de seus antecessores ao restabelecer suas aulas e não oferecer nada de novo ou memorável. Considerando como Terry Silver não teria feito parte da série se não fosse por Karate Kid III, o filme merece algum crédito por apresentar um dos vilões mais atraentes da franquia.

No entanto, a falta de originalidade do filme é uma lição sobre como as extensões desnecessárias da franquia podem fazer mais mal do que bem. Portanto, ao terminar a série de forma planejada, a história da 6ª temporada de Cobra Kai concluirá todos os arcos no momento certo e evitará repetir os erros de Karate Kid III.

Um novo elenco de Cobra Kai não funcionaria

A franquia Karate Kid tentou reinventar sua fórmula no 4° filme, focando em um novo personagem. Embora o filme tivesse uma lista talentosa, incluindo Hilary Swank como Julie Pierce e Pat Morita como o Sr. Miyagi, ele falhou em deixar um impacto duradouro porque o público já estava muito familiarizado com o retrato da franquia da típica história de azarão do ensino médio.

O fracasso do filme provou que o apelo principal da franquia veio de seus personagens originais e de seus relacionamentos, batalhas pessoais e estilos de Karatê. Mudando seu foco para novos personagens, alienou o público que assistia aos filmes de Karate Kid por causa de como eles estavam investidos na base de personagens existente.

O motivo pelo qual Cobra Kai não daria certo com um novo elenco, pode ser visto em outras produções. No passado, muitos outros programas de TV do ensino médio como Glee, Saved by the Bell e Skins também tentaram produzir novas temporadas com novos elencos.

- Publicidade -

Infelizmente, essa abordagem não se saiu muito bem. O motivo é que, nenhuma dessas séries tinha um motivo sólido para atrair o público depois de resolver seus arcos de personagem de primeira geração. Pelo que parece, a série da Netflix também esgotou quase todas as histórias que pode contar com o ensino médio como cenário e o karatê como seu principal dispositivo narrativo.

Repetir o mesmo com novos personagens simplesmente não seria atraente o suficiente.

Terminar na 6ª temporada é perfeito

Cobra Kai está terminando na hora certa
Imagem: Divulgação/Netflix

Considerando como a maioria das reinicializações de franquias deixa o público desapontado, Cobra Kai é um caso atípico. Afinal, não apenas alavancou efetivamente a fama de Karate Kid, mas também a melhorou de várias maneiras.

Em vez de simplesmente imitar os filmes de Karate Kid, a série usou a tradição de Karate Kid para instilar nostalgia enquanto cria seu próprio legado com sua visão original e inventiva dos tropos usados ​​e desatualizados de Karate Kid.

Ao encerrar sua temporada na 6ª temporada, Cobra Kai está sustentando seu legado e também preservando todas as incríveis adições que fez à franquia.

Então, você acha que a série está terminando na hora certa?

Certamente, você também vai gostar:

> The Witcher: Quando Liam Hemsworth substituirá Henry Cavill?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.