Citadel: A verdade por trás da série da Amazon Prime Video

A verdadeira história por trás de Citadel

- Publicidade -

Citadel é a nova série de suspense e espionagem da Amazon Prime Video e gira em torno de dois agentes secretos, Mason Kane e Nadia Sinh. Depois que uma missão dá errado, as memórias de Mason e Nadia são removidas.

- Publicidade -

Eles esquecem suas vidas anteriores, onde eram espiões de uma agência secreta chamada Citadel, que caiu depois que um agente os traiu. Após oito anos, eles se reencontram enquanto tentam entender o que aconteceu com eles e sua agência enquanto tentam impedir o inimigo de realizar um evento cataclísmico.

Criado por David Weil, a série é um passeio de alta octanagem que apresenta um retrato emocionante da vida do espião, mantendo os personagens fundamentados na realidade. Se você está se perguntando se a série é inspirado em uma história real ou baseado em um livro, aqui está o que você deve saber.

Citadel é uma história verdadeira?

- Publicidade -

Não, Citadel não é baseado em uma história real ou em um livro. Jennifer Salke, chefe da Amazon Studios, apresentou a ideia da série aos irmãos Russo. Joe Russo revelou que Salke queria criar uma série que abrangesse o mundo e tivesse o potencial de se ramificar em outros spin-offs. Então, Russo disse:

“A ideia dela era: ‘Olha, eu quero fazer uma série que tenha um carro-chefe dos EUA e que possa se dividir em séries regionais feitas com talentos dessas regiões nos idiomas locais.’ Todo o conceito por trás de Citadel era contar uma história global, criar uma comunidade de diversos artistas de todo o mundo trabalhando juntos para construir um universo e uma história original.”

- Publicidade -

Publicidade

Não estranhos em fazer filmes de ação, os irmãos Russo adoraram a ideia de criar uma franquia global. Assim, Joe Russo comenta:

“Achamos que essa era uma ideia tão nova para uma narrativa e uma maneira incrível de criar uma comunidade global realmente diversificada de contadores de histórias. Para contar um mosaico gigante de uma narrativa juntos.”

Ele acrescentou ainda:

- Publicidade -

“Depois de nosso trabalho em outros filmes e de passar tanto tempo viajando pelo mundo, essa foi uma ideia que eu acho realmente emocionante para Anthony e eu, e inflamável para nós, o que parecia um desafio incrível.”

Os Criadores de Citadel adoraram o mundo da espionagem

Ao criar uma história e personagens que parecessem fiéis aos tempos atuais, os criadores de Citadel mergulharam na pesquisa e confessaram que ficaram inquietos com algumas coisas que descobriram sobre o mundo da espionagem. Joe Russo disse:

- Publicidade -

“Acho que algumas das conversas mais assustadoras que já tivemos foram com consultores em que você pensa: ‘Eu simplesmente não queria saber disso. Eu não queria saber que o mundo é tão complicado.’ Em termos de vigilância e apenas compreensão dos problemas globais e quão complexos eles são e o que realmente está acontecendo por trás de certos problemas globais.”

O desenvolvimento de armas de destruição em massa em todo o mundo foi outra coisa que eles acharam inquietante. Anthony Russo acrescentou dizendo:

“É sempre perturbador quando você descobre as novas maneiras inventivas que as pessoas têm de causar destruição.”

- Publicidade -

Embora Citadel permaneça fiel ao gênero, apresentando ameaças de natureza global e sequências de ação que deixam o público sem fôlego, o criador David Weil queria que fosse um pouco diferente de outras histórias do gênero. Ele cita filmes clássicos de espionagem como James Bond, Missão Impossível e A Série Bourne como inspirações e influências para o programa.

No entanto, ao contrário de encontrar e deixar esses espiões no início e no final de suas missões, nunca conseguimos ver como eles são na vida cotidiana. Weil disse: 

“Em Citadel, nós voltamos para casa com os espiões. Você consegue vê-los quando não estão no trabalho, você consegue ver as falhas, profundidades e dimensões de uma forma que às vezes um filme de duas horas e meia pode não permitir.”

O foco da série ficaram sobre os protagonistas masculinos ocidentais brancos

Citadel: A verdadeira história por trás da série
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Outra coisa sobre o gênero que os criadores do programa queriam subverter era o foco nos protagonistas masculinos ocidentais brancos. A série de espionagem coloca Nadia Sinh no centro da história, dando-lhe um aspecto internacional, como se espera de um serviço secreto espalhado pelo mundo. Joe Russo finalizou dizendo:

“Está entrelaçado no DNA do programa, e também é intrínseco à história porque são espiões globais e estão em uma perseguição ao redor do mundo.”

Levando em consideração todos os fatores mencionados acima, inferimos que Citadel é uma série totalmente ficcional que mantém contato com a realidade. Assim, ao mesmo tempo em que leva o público a um passeio fantástico e emocionante.

Certamente, você também vai gostar:

The Originals: Por que a atriz de Rebekah saiu da série

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.