Cidade de Deus: A verdade por trás do filme. A história é real?
Cidade de Deus é baseado em uma história real? Saiba tudo
Cidade de Deus voltará em breve, com uma continuação através de série. No entanto, o grande sucesso da série é oriunda justamente do filme lançado em 2002. Desde que foi lançado, o filme foi celebrado com um retrato elegante e realista das favelas do Rio de Janeiro.
Cidade de Deus é um marco do cinema brasileiro que alcançõu o sucesso mundial. Décadas depois, o longa ainda é um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos no país e um dos filmes que mais receberam indicações ao Oscar para uma produção brasileira.
Em 2004, o longa concorreu como a Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Originalmente, o filme é um drama policial sobre a maioridade ambientado na favela do mesmo nome ao longo de um período de tempo, entre 1960 e 1980.
O protagonista, é um jovem que sonha em sair da favela e ser fotógrado. Mas acaba entrando em uma guerra de gangues na favela. Por meio de sua narração que a história do submundo do crime carioca é retratada. Graças aos eventos que acontecem em um pano de fundo histórico, os fãs questionam se Cidade de Deus é inspirado em uma história real. Eis o que sabemos.
A história de Cidade de Deus é real?
Indo direto ao ponto, Cidade de Deus não é baseado em uma história real. O filme é inspirado em uma obra de ficção baseada no romance do mesmo nome de Paulo Lins. O livro foi publicado em 1997 e adaptado por Bráulo Mantovani para o filme em 2022.
No entanto, embora não seja uma história totalmente verídica, o romance de Lins é semi-autobiográfico. Lins contou vagamente sua própria vida na favela durante o período retratado na história. Essencialmente, Buscapé é o substituro do auto, fornecendo uma janela para um mundo que Lins realmente experimentou e observou enquanto crescia no Rio.
Por sua vez, Lins se tornou escritor em vez de fotógrafo. Buscapé foi parcialmente baseado no autor do livro, mas, também se mistura ao amigo de infância de Lins. Ele sim, sonhava em se tornar um fotógrafo. O outro personagem principal, Zé Pequeno, é inspirado em um traficante de verdade.
José Eduardo Barreto Conceição, que de fato atendia pelo nome “Zé Pequeno” ganhou notoriedade na Cidade de Deus na década de 1970. Ele também liderou uma verdadeira guerra de gangues contra Mané Galinha na vida real. O conflito sangrento resultou na morte de vários homens e alguns garotos de apenas 5 anos.
Por que o filme aparenta ser tão real?
Embora alguns dos personagens do filmes sejam fictícios, o pano de fundo da história o torna um dos filmes historicamente mais precisos de todos os tempos. Além do contexto factual, porém, o filme parece particularmente realista, graças ao uso de pessoas e lugares genuínos de seu verdairo cenário.
Vale a pena lembrar que, o filme foi gravado na Cidade Alta ao contrário da favela que deu nome ao filme. A Cidade de Deus foi considerada muito perigosa para a produção. No entanto, grande parte do elenco jovem, incluindo Alexandre Rodrigues, que interpreta Buscapé, não eram atores, o que aumentou a autenticidade do filme.
Grande parte do filme acabou tendo uma sensação natural devido às atuações amadoras, que muitas vezes levavam a momentos espontâneos e improvisados indo para a tela. Mas dificilmente é um documento completo da verdade sobre o lugar ou seu povo.
O filme foi produzido mais de 20 anos depois dos eventos de sua história, e as favelas ficaram ainda piores do que nas décadas de 1970 e 1980. Apesar de retratar o passado, o filme lançou uma luz sobre as favelas do Rio e o crime da época.
Alguns dos moradores da Cidade de Deus criticaram como exploração, enquanto outros o defenderam, já que a exposição ajudou a mudar as políticas governamentais. Em 2024, a HBO Max planeja lançar uma série que dará continuidade a história, 20 anos depois.
Contudo, nenhuma informação à respeito dos personagens originais foram confirmados.
Então, você sabia dessas curiosidades da série?
Certamente, você também vai gostar:
> Um dos melhores Doramas dos últimos anos acabou de chegar na Netflix e você precisa assistir
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada do filme.