Chicago Fire dá péssima notícia: 12ª temporada ainda deve demorar
A péssima notícia de Chicago Fire
Uma das séries mais longevas e bem-sucedidas da televisão americana, Chicago Fire está com o futuro indefinido. Isso porque a 12ª temporada não seguirá a tradição de estrear no outono estadunidense (entre setembro e novembro), como sempre ocorre e é mantido pela emissora NBC.
Obviamente, sem uma estreia definida por lá, e em meio a uma séries de atrasos nas produções por conta da greve dos roteiristas e atores de Hollywood, a série não ganha previsão de ser liberada também no Brasil, para grande decepção dos fãs.
Greve geral dos profissionais do audiovisual
O ano de 2023 é histórico para a indústria do entretenimento norte-americano, incluindo a cinematográfica e a televisiva.
Isso porque os membros do Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas dos EUA), estão em greve há meses – agora reforçados pelo SAG-AFTRA (sindicato dos atores).
Como os estúdios e os serviços de streaming representados pela AMPTP – a aliança dos produtores de filmes e séries – não querem atender às demandas dos sindicatos de roteiristas e atores, a diferença entre eles permanecem irreconciliáveis e inegociáveis – ao menos por enquanto.
Quem perde com essa queda de braço é o público, uma vez que todos os integrantes dos sindicatos são obrigados a permaneceram paralisados até que um acordo seja firmado.
Na prática, roteiristas, atores e produtores não podem levar seus projetos adiante, atrasando as datas de lançamento previamente anunciadas.
Infelizmente, isso inclui a equipe por trás de Chicago Fire. Até segunda ordem, o programa foi adiado e as filmagens devem ser retomadas apenas no último trimestre deste ano.
Mas calma! A série não foi cancelada, apenas atrasada alguns meses.
Quando a 12ª temporada de Chicago Fire sai?
Geralmente é no verão do Hemisfério Norte (junho a agosto) que as filmagens acontecem.
Dado que a greve dos roteiristas e atores começou em meados de maio, a produção da série foi interrompida prematuramente.
Há uma escassez total de roteiros concluídos. Os poucos episódios totalmente escritos também não puderam ser gravados, dado a paralisação dos atores, que concordaram com as demandas urgentes – e necessárias – do sindicato de roteiristas.
Por enquanto, existe a expectativa que o programa sobre o drama profissional e pessoal dos bombeiros e paramédicos do Firehouse 51 volte a ser gravado até meados de outubro.
O que esperar da série em 2024?
Uma nova rodada de negociações entre o AMPTP e os sindicatos WGA e SAG deve ser concluída nas próximas semanas.
Vale frisar que os membros de ambos os sindicatos não têm intenção de recuar, já que as condições de trabalho e o pagamento de escritores e atores da indústria se tornaram inaceitáveis e até revoltantes em meio à chegada abrupta da inteligência artificial, que tende a acabar com milhares de empregos dentro do entretenimento nos próximos anos.
No melhor cenário possível, a nova temporada de Chicago Fire pode chegar já em janeiro de 2024.
No pior dos casos, a NBC NBC pode decidir manter o cronograma original e mover a estreia da 12ª temporada de Chicago Fire apenas para o outono de 2024 – um cenário menos provável.