Black Mirror: 4 Tecnologias que já existem na vida real

As tecnologias de Black Mirror que já estão entre nós

- Publicidade -

Por ser uma série futurista, na grande maioria das vezes Black Mirror apresenta tecnologias quase impossíveis de existir – pelo menos por enquanto. Porém, nem todas se encaixam nessa categoria. Sim, por mais que pareçam uma criação de um mundo fictício, algumas tecnologias presentes na produção já existem na vida real.

- Publicidade -

Entretanto, o espectador pode não saber isso. Por isso que no texto de hoje vamos te apresentar 4 tecnologias que aparecem em Black Mirror que já estão disponíveis no mundo real.

As tecnologias de Black Mirror que já existem

Robôs que se parecem com humanos

- Publicidade -

Vamos começar com um clássico quando o assunto gira em torno de longas e séries que usam os robôs como grandes vilões da humanidade. Apesar de parecer um item saído de um filme do Will Smith, os robôs que se parecem com pessoas de verdade já são uma realidade. Inclusive, o episódio “Be Right Back” aborda de forma precisa esse tema.

A cada dia que passa, os avanços neste setor estão mais próximos de criar robôs que têm a exata aparência dos seres humanos. Isso quer dizer que, em breve, essa tecnologia deixará de ser um item de um filme de ficção científica ou de Black Mirror.

- Publicidade -

Publicidade

Só para você ter ideia deste avanço, já existem, atualmente, robôs que conseguem executar um número razoável de tarefas complexas, como realizar cirurgias e até dirigir carros. O mudo de Black Mirror está cada vez mais próximo de se tornar realidade, pelos menos em alguns aspectos.

Realidade Virtual

A realidade virtual também é um clássico nos filmes de ficção científica. Pois saiba que ela deixou de ser um utensílio de um mundo criado e já está entre a humanidade há mais tempo do que você imagina. Apesar de ser uma tecnologia moderna, o conceito de realidade virtual existe desde 1960/1970, mais ou menos.

- Publicidade -

Foi entre essas duas décadas que os pesquisadores começaram a explorar o chamado ambiente simulado. Tudo isso com o intuito de mergulhar o usuário em um ambiente cada vez mais real, apesar de ser virtual. Inclusive, Black Mirror fala sobre isso em seu episódio “San Jupinero”.

Enquanto isso parecia ser algo distante há uns 30 anos atrás, hoje em dia a realidade virtual faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Ela está presente em jogos e até faz parte do treinamento de algumas áreas importantes, como a medicina, aviação e até engenharia.

Realidade aumentada

- Publicidade -

Sabe a realidade aumentada que aparece no episódio “Playtext” ? Então, ela já existe no mundo real. Não só existe, como ela tem mudado a forma como interagimos com o mundo. Mas esta tecnologia vai ainda mais além. Ela permite que seu usuário sobreponha elementos virtuais no mundo real. Algo parecido com o que vemos em Black Mirror.

Desta forma, você tem uma experiência cada vez mais interativa e imersiva. Um grande exemplo do uso dessa tecnologia pode ser vista nos jogos. Com auxílio dela, os jogadores podem ter uma experiência muito mais envolvente e emocionante.

Isso porque eles conseguem ver, em tempo real, vários elementos que não estão realmente ali. Como objetos, personagens e criaturas que só existem na fantasia. Quem diria a série chegaria tão próximo da realidade.

- Publicidade -

Implantes Cerebrais

As tecnologias de Black Mirror que já existem
Imagem: Divulgação/Netflix

E por fim temos os implantes cerebrais, algo corriqueiro em Black Mirror. Inclusive, este setor tem crescido e evoluído bastante nos últimos anos. Para quem não sabe, os implantes cerebrais nada mais são que dispositivos eletrônicos implantados diretamente no cérebro e são usados para aprimorar a funcionabilidade e a capacidade cognitiva de pacientes com doenças neurológicas.

Isso quer dizer que estes dispositivos podem ajudar pacientes que sofrem com Parkinson e epilepsia, por exemplo. Além disso, os implantes conseguem melhorar a atenção e memória de pessoas que sofreram algum tipo de lesão traumática.

Então, você sabia dessas informações? A 6ª temporada de Black Mirror estreia em Junho na Netflix.

Certamente, você também vai gostar:

> Outlander: Atores dão pistas do final da série

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.