Babylon 5: Revelado por que a série foi cancelada
Porque Babylon 5 foi cancelada? Entenda
A clássica série de ficção científica dos anos 90, Babylon 5, encantou o público com sua narrativa intrincada e subtramas políticas complexas. Contudo, o programa não passou da 5ª temporada, aqui está o porquê. Começando em 1993 na Primetime Entertainment Network, a série foi uma ópera espacial dramática com arcos de história que duraram temporadas e fizeram comparações com Star Trek.
Situada na estação espacial Babylon 5, a série documenta principalmente os eventos do futuro, de 2257 a 2262 para ser exato, depois que a Terra estabeleceu um governo unificado e descobriu a tecnologia de viagem mais rápida que a luz chamada “portões de salto”.
No entanto, a principal fonte de conflito veio da guerra iminente entre as Sombras eternas e os Vorlons imortais. Pego no meio estava o capitão John Sheridan (Bruce Boxleitner) e sua tripulação, que tentaram facilitar a paz e a ordem o máximo que puderam.
O programa de Michael Straczynski foi bem-sucedido por si só, com 110 episódios e gerando uma série derivada chamada Crusade, juntamente com seis filmes. Em 2021, foi anunciado que a CW criaria até mesmo uma reinicialização de Babylon 5.
Assim, isso prova que é um revival de programa de TV cult que o público deseja ver. No entanto, o Babylon 5 original saiu do ar após a 5ª temporada, e aqui está o porquê.
Babylon 5 termina com a 5ª temporada
A série não foi cancelada, em vez disso, o criador Michael Straczynski sentiu que o programa chegou à sua conclusão natural. Quando Straczynski começou a criar a série, ele queria fazer um épico espacial que contasse uma história completa, e essa história planejada durou cinco temporadas predeterminadas.
Planejando seu arco como alguém escreveria um romance, Straczynski pensou que a série se sairia melhor tendo um começo, meio e fim, e é por isso que a série é tão famosa por seus arcos de uma temporada ao invés de narrativa episódica.
Além disso, a quantidade de controle que Straczynski teve com sua criação dificilmente é vista no mundo da televisão. Michael Straczynski foi responsável por escrever 92 dos 110 episódios de Babylon 5, incluindo todas as parcelas das temporadas 3 e 4, que contêm alguns dos melhores episódios da série.
Straczynski conduziu os processos de escrita e enredo da série com mão de ferro, certificando-se de que escritores convidados como o prolífico Neil Gaiman estivessem cientes do arco narrativo geral para que a produção pudesse sair dentro do orçamento.
Os roteiros foram escritos com seis episódios de antecedência e absolutamente nenhuma mudança poderia ser feita após o início das filmagens. É claro que Straczynski tinha total controle criativo de sua série, o que significa que o final da 5ª temporada foi tudo menos fora de seu controle.
Como as mudanças na rede afetaram a execução da série
Enquanto Straczynski teve vantagem durante a maior parte da temporada televisionada de Babylon 5, quase cancelaram a série após a 4ª temporada devido a mudanças na rede. Fizeram o programa na Primetime Entertainment Network (PTEN) nas temporadas 1-4 e depois passou para a TNT para sua parcela final.
O PTEN era um conglomerado de estações de televisão independentes que teve sucesso o suficiente para dar a outras redes como a ABC uma corrida pelo seu dinheiro. No entanto, o PTEN se dissolveu no WB e no UPN indo para a 4ª temporada da série, causando grandes problemas.
Straczynski fez planos frenéticos nesse ínterim, encerrando a guerra das sombras na 4ª temporada, apenas por precaução. Felizmente, a TNT interveio e levou Babylon 5 para a 5ª temporada, então Straczynski conseguiu encerrar a narrativa como queria.
No entanto, transferiram os problemas de rede da série apenas para o futuro. Com a reinicialização planejada do programa ocorrendo na CW, graças à aquisição da estação pela Nexstar em 2022, o futuro de sua programação permanece incerto.
As atualizações sobre a reinicialização da série foram caóticas, às vezes ouvindo muito e outras vezes nada. Bruce Boxleitner recentemente deu uma atualização sombria sobre a reinicialização da série. Contudo, é possível que a série enfrente exatamente os mesmos problemas de seu antecessor.
Certamente, você também vai gostar:
>House of The Dragon: Quantas temporadas a série terá?
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (Via ScreenRant)