Avatar: Netflix tem grande problema para resolver com série

Como a série resolverá o problema com o nome da série

- Publicidade -

O sucesso e o timing da franquia Avatar de James Cameron significa que o próximo filme O Último Mestre do Ar agora tem um problema de título. Apesar da imensa popularidade do filme, não houve muitas tentativas de traduzir O Último Mestre do Ar para a tela grande corretamente.

- Publicidade -

A adaptação live-action de M. Night Shyamalan de 2010 até lutou para capturar a essência de Avatar, mas seu elenco fraco, efeitos 3D ruins e abordagem apressada da história geraram polêmicas. Felizmente a Netflix deu ao filme outra chance de brilhar em live-action, mas um problema da tentativa anterior ainda permanece: o título.

O nome do filme se alinha com ambas as histórias e seus protagonistas com precisão. Em O Último Mestre do Ar, Aang é a personificação de todos os quatro elementos, e ele é a reencarnação de todos os dobradores anteriores que compartilham esse dom.

Em Avatar de James Cameron, o protagonista Jake Sully entra na sociedade Na’vi transferindo sua consciência para um corpo diferente. Mas apesar do título compartilhando, ambas as histórias não podem ser mais diferentes uma da outra. O Último Mestre do Ar ocorre em uma terra cheia de dobradores de elementos humanos. Já o filme de Cameron é fotorrealista e ocorre no mundo alienígena de Pandora.

- Publicidade -

Porque Avatar: O Último Mestre do Ar mudou de nome?

Conceberam o Avatar de James Cameron em meados da década de 1990, alguns anos antes do filme da Nickelodeon chegar a Tv, em 2005. No entanto, Cameron manteve o projeto guardado até que avançassem a tecnologia VFX o suficiente para atender a sua visão.

- Publicidade -

Publicidade

Nesse meio tempo, o diretor de Titanic registrou os direitos autorais do nome, o que fez a equipe do filme O Último Mestre do Ar adicionasse um subtítulo. O lançamento do filme em 2009 não ofuscou completamente o já bem-sucedido filme de animação da Nickelodeon, mas criou alguma confusão sempre que a palavra era falada.

Vindo apenas alguns meses depois do filme de James Cameron, O Último Mestre do Ar de 2010 de Shyamalan retirou o primeiro nome do seu título. Essa mudança não ajudou em nada o filme e apenas criou o precedente de uma história de live-action mal recebida com esse título.

A série live-action de Avatar, da Netflix tinha apenas três opções: manter o mesmo nome de seu controverso antecessor e arriscar publicidade negativa por associação. Eles também poderiam criar um nome totalmente novo e arriscar perder a fama do filme ou usar o nome original da série e arriscar uma confusão constante com a franquia de James Cameron. A Netflix acabou escolhendo a última opção.

- Publicidade -

O filme ainda é um problema para O Último Mestre do Ar

O nome Avatar: O Último Mestre do Ar é fiel as intenções originais dos criadores e respeita o agora famoso subtítulo que o distanciou do filme de Cameron. A essa altura, esse subtítulo é suficiente para ajudar o público a associar a seria de dobradores de elementos dos alienígenas azuis.

Avatar: Netflix tem grande problema para resolver com série
Imagem: Divulgação/Netflix

- Publicidade -

Mas mesmo assim, o filme O Caminho da Água revitalizou a franquia de grande sucesso, ligando ainda mais o nome do filme com a criação de Cameron. Isso bem a tempo de criar confusão com O Último Mestre do Ar da Netflix. E talvez para piorar a situação, O Último Mestre do Ar será lançado entre o filme O Caminho da Água e Avatar 3, que pode parecer um spin-off do filme para quem não conhece o desenho.

E não para por aí, O Caminho da Água desenvolve o tema dos elementos naturais. Contudo, o filme de James Cameron se concentra na Terra, sua primeira sequência na água. O terceiro filme da franquia de James Cameron está definido para usar o fogo como tema.

Isso quer dizer que o quarto filme abordaria o ar, completando os quatro elementos. O filme O Último Mestre do Ar não teve sorte com o tempo e a marca. Como resultado, a próxima adaptação da Netflix terá que ser muito diferente em outras áreas para superar esses obstáculos.

- Publicidade -

Mas nem tudo está perdido, mesmo com as dificuldades, caso seja bem trabalhado, Avatar: O Último Mestre do Ar pode se sair bem na tela pequena.

Certamente, você também vai gostar:

> Bridgerton: Romance de Penelope e Colin pode dar errado

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada do seu filme favorito. (Via ScreenRant)