A Roda do Tempo precisa de mudanças em nova temporada
A nova temporada de A Roda do Tempo precisa de mudanças
A Roda do Tempo não foi uma série que fracassou. Contudo, da mesma forma que a maioria das adaptações de fantasia nos dias de hoje, também não deu muito certo. Medidas criativas e narrativas incompletas deixaram os fãs discutindo o quanto o programa era fiel à história original e quanto ele se destacava pelas suas qualidades.
Analisando o contexto, temos diversas críticas até o momento. Muitas questões simples mais fortes à parte, tendo vários pontos significativos que grande parte do público poderia identificar facilmente. Um exemplo seria, um episódio de 8 horas de duração que pode parecer muito tempo para contar uma história, no entanto, com essa narrativa sólida como A Roda do Tempo.
Assim, não há tempo de contar quase nada, ainda com enredos cheios de protagonistas e vilões. A história precisaria ser corrigida desde o início. Contudo, mais problemas foram identificados, entre eles, parece muito limpo e arrumado para um ambiente de inspiração medieval.
A aparência dos personagens com as mãos lisas e dentes perfeitos. Precisaria adicionar o esterco e muita sujeira! Precisa citar mais alguma coisa? No entanto, A Roda do Tempo mostrou uma visão concreta de seu material de origem sendo bastante complicado.
Entretanto, existe um grande problema que o estúdio precisa resolver se quiser que a 2ª temporada de A Roda do Tempo se baseie na parte anterior, mantenha o fandom envolvido e atraia novos espectadores, e estamos falando de um obstáculo entre as temporadas que a equipe criativa sabia que teria.
Assim, precisa enfrentar antes mesmo do primeiro episódio da 1ª temporada estrear. Ou seja, se a 2ª temporada for bem-sucedida, a série tem a necessidade de consertar o que fez com o personagem Mat Cauthon.
A importância de Mat na narrativa da A Roda do Tempo
A série é uma história muito grande. Nela existem quase três mil personagens com nomes diferentes, dos quais 148 são personagens que se destacam na história. Desse número de personagens, três nomes estão se destacando desde seu início,Rand al’Thor (Josha Stradowski), Perrin Aybara (Marcus Rutherford) e Mat Cauthon (Barney Harris).
Os três em A Roda do Tempo, são melhores amigos crescem juntos em uma área conhecida como vila de Two Rivers, na região de Emond’s Field, e foi lá que o destino juntou eles na forma da Aes Sedai, Moiraine Damodred (Rosamund Pike).
A expressão “destino” é correta aqui, pois tem muitos poderes poderosos trabalhando por trás desses três protagonistas do que se tem ideia. Todos os três tem muito talento, e foram especialmente escolhidos no “Padrão” da vida pelo programa com um propósito diferente e definido.
Para aqueles que acabaram de entrar neste mundo, isso pode ser muito para acompanhar. Isso, mesmo para aqueles que investem uma quantidade grande de tempo acompanhando a linha do tempo principal dos 14 livros da história, mesmo assim, pode ficar confuso.
A Roda do Tempo é uma grande história, porém curta. Os três rapazes têm um chamado único que os torna extremamente importantes, não somente para a história do ponto de vista do leitor, mas também dentro de seu mundo. Eles são os causadores e rebeldes.
É complicado entrar em detalhes sem revelar spoilers. No entanto, basta dizer que, em um grande elenco existem um mundo extremamente maior, Mat Cauthon é um dos três personagens que conseguem atrair uma grande parte da fama. Ele é a peça principal do quebra-cabeça.
Como a 1ª temporada de A Roda do Tempo lidou com Mat?
Na série da Amazon, rapidamente Mat Cauthon assume o seu papel principal na história. Desde de quando A Roda do Tempo iniciou, ela desenvolve um herói do passado e do futuro. A princípio ele mostra os elementos de marca registrada de sua farra na história. Além disso, ele tem um vício em jogar, é preguiçoso e não tem interesse em nada.
Contudo, então, os criadores da série decidiram reforçar o passado do Sr. Cauthon é um personagem mais fácil de identificar desde quando a história começou. Em vez de querer mostrar somente um jovem rebelde movido por um destino desconhecido, encontramos um irmão mais velho desesperado e carinhoso.
Os pais de Mat são omissos. Sua mãe tem problemas com a bebida e seu pai é um mulherengo (os 2 acabam refletindo no comportamento que ele próprio possui desde o início dos livros de Jordan). Assim, com a necessidade de juntar a essa realidade e cuidar de si mesmo, Mat aparece como um pai substituto em A Roda do Tempo para suas irmãs mais novas.
Mat pode continuar sua heróica trajetória anterior
Daí para frente, a história segue com ele. Mat encontra sua adaga infame e mesmo resistente continua a jornada até que a maldade o possua e seja retirada à força (ou seja, por meio de Moraine empunhando o Poder Único). Assim, ele pode estar pronto para continuar em sua heróica trajetória anterior juntamente com os outros.
No entanto, quando eles estão a caminho de Waygate fora da cidade de Tar Valon no auge da série. Matt fica para trás, então, não consegue entrar.
Pois bem, é isso que acontece, ele simplesmente desaparece no final da temporada. Existe algum problema? qual o motivo disso acontecer? Pois bem, isso não quer dizer que A Roda do Tempo é uma escrita ruim, no entanto, é mais um problema com o elenco.
O desafio de reformular Mat Cauthon na série
O ator escolhido para fazer o papel de Mat Cauthon, foi Barney Harris. Isso provavelmente não ocorrerá somente na 1ª temporada, mas durante toda a série. Ele o interpretou durante os primeiros 6 episódios e, em vários relatos, ele apresentou uma ótima versão divertida e aceitável do personagem.
Contudo, quando as filmagens da 2ª temporada se iniciaram (antes mesmo da 1ª temporada ir ao ar), algumas notícias apareceram de que tinham substituído Harris por Dónal Finn (The Witcher).
Para os fãs que aguardam ansiosamente A Roda do Tempo, foi trágico saber que, antes mesmo de verem um segundo da filmagem, um protagonista ganhou um novo rosto.
A julgar pela saída antes da hora de Mat da história, podemos supor que sua saída da série também foi muito rápida. Por esse motivo, melhorar o personagem de Mat é muito importante para o futuro da série. O personagem não é apenas uma peça importante do programa. Na verdade, a série o tornou mais importante do que no material de origem.
Assim, no mínimo ajudou o público a gostar dele rapidamente (isso leva algum tempo nos livros) por meio do desempenho concreto de Harris e da história de fundo que foi melhorada.
Ele é mais fácil de se identificar e criticar. Ele não tem sorte, e recebeu oportunidades boas e está lutando para criar sua própria sorte, ao mesmo tempo que protege suas irmãs e protege sua família ferida.
Então, nesse momento, A Roda do Tempo já tem um dilema desconfortável. O programa tem que manter o nível passando por uma grande reformulação, o que significa mais do que somente achar um ator que entre no papel e crie uma interação com o resto do elenco como se ele estivesse lá o tempo todo.
A série precisa colocar o segundo Mat de forma convincente na história
É possível confirmarmos que o problema original no título não era por causa de refazer, mas sim corrigir. O streaming provavelmente consertará Mat Cauthon, que pode ser pior do que arrumar um substituto. Assim, Finn aparece como o novo Mat.
Todos torcemos muito por isso. No entanto, para que o problema do Mat seja resolvido, os escritores vão precisar se esforçar. Bem como os diretores. Eles precisam colocar Mat na história principal como se ele estivesse lá o tempo todo, filtrando e desenvolvendo como todos da equipe de A Roda do Tempo.
Eles também precisam colocar a história no eixo depois que Harris teve que sair rapidamente da narrativa da 1ª temporada. Ter a iteração de Finn aparecendo e aleatoriamente dizendo: “Desculpe, o que eu perdi?” é o tipo de humor “roubo do band-aid” que não funciona em alta fantasia e nunca funcionará lá. A história é demais.
É preciso lembrar que, Moiraine colocou o Red Ajah na pista de Mat agora também. Esse é o grupo de Aes Sedai que conduz uma caça às bruxas no estilo da Inquisição enquanto procuram por homens que possam canalizar o Poder Único.
O enredo do Mat já está próximo de sair dos trilhos em A Roda do Tempo
O que deixa claro que o enredo do Mat já está próximo de sair dos trilhos. Quando o segundo Mat Cauthon entrar na 2ª temporada de A Roda do Tempo, provavelmente será o ponto de descaminho.
O showrunner e a equipe criativa podem superar esse obstáculo e usá-lo a seu favor, ou isso apenas adiciona combustível a aqueles que ampliará as rachaduras que a 1ª temporada já revelou? Se a Amazon Studio fizer uma coisa certa na 2ª temporada, certifique-se de criar um possível Mat Cauthon.
Certamente, você também vai gostar:
> Lista Negra: Quando a 10ª Temporada chega na Netflix?
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da sua série favorita. ( Via Looper)