A Queda: A verdade por trás do filme: A história é real?

A queda é inspirado em uma história real? A verdade por trás do filme

- Publicidade -

A Queda foi disponibilizado recentemente na Amazon Prime Video e vem fazendo bastante sucesso no serviço. Nele, acompanhamos a história de duas meninas que tentam escalar uma velha torre de TV e são surpreendidas de diversas formas. O conceito não é novo, mas, o que também vem chamando a atenção é que o filme é baseado em um local real que inspirou a história.

- Publicidade -

Em A Queda, acompanhamos Becky e Hunter, duas melhores amigas que estão tentando superar seus medos. Afinal, isso faria com que elas assumissem o controle de suas próprias vidas, forçando os limites do que podem fazer. Após escalar cerca de 2 mil pés até o topo de uma torre de TV abandonada, as mulheres se veem presas sem nenhuma maneira de entrar em contato com o mundo abaixo delas.

Com isso, as protagonistas são deixadas completamente sozinhas, com suprimentos limitados para mantê-las vivas. Além disso, nenhum sinal para entrar em contato com suas famílias ou pedir ajuda existe. A premissa, embora seja simples, possui boa exploração.

Por fim, A queda consegue aprofundar em seus persoangens, bem como, garantir que aconteça o suficiente para manter a atenção de todos. A maioria dos aspectos da história foram construídos para valor narrativo, mas a verdade real por trás do local levanta algumas possibilidades criativas fascinantes.

- Publicidade -

A queda não tem história real

Devidos aos acontecimentos trágicos que ocorrem no filme, felizmente, A queda tem inspiração em nenhum tipo de história verdadeira. Mesmo durante o primeiro trailer do filme, fica claro que essa história possui exagero e embora felizmente, isso não deixa de ser emocionante.

- Publicidade -

Publicidade

Nunca foi publicamente veículado de algum incidente que tenha inspirado os cineastas Scott Mann e Jonathan Frank a escrever esse projeto. Contudo, os temas centrais e as ideias iniciais do filme são baseados na realidade. Ambos afirmam que “o início da ideia de altura surgiu quando estavam filmando o filme Jogada Final em um estádio no Reino Unido.”

A ideia de alturas e quedas foi claramente importante ao longo do processo de escrita e direção de A queda, brincando com um dos medos mais comuns e universais da humanidade. Embora o filme não tenha sido um grande sucesso comercial, ainda assim conquistou muitos fãs graças à sua premissa consistentemente assustadora.

A dupla de roteiristas também explicou como eles estavam “filmando em altura e fora da câmera, tivemos uma conversa interessante sobre altura e medo de cair e como isso está dentro de todos nós, realmente, e como isso pode ser um ótimo dispositivo para um filme.”

- Publicidade -

A torre de TV B67 é realmente real

Outro ponto importante é o local que ocorreram as gravações. A equipe do longa encontrou a KXTV Tower em Walnut Grove, Califórnia. Com 2049 pés de altura, a torre é supostamente a sétima estrutura feita mais alta já construída, embora tenha sido substituída perfeitamente para a torre fictícia do filme.

A queda tem história real
Imagem: Divulgação/Netflix

- Publicidade -

A estrutura é parte principal de A queda, e é uma das muitas razões pelas quais celebridades, como Stephen King, elogiaram o uso do terror no longa. Pode nunca ter havido nenhum incidente da vida real no local, mas Mann ainda o via como “o tipo perfeito de personagem para estar no centro.”

O diretor também compartilhou que eles vasculharam toda a Califórnia e foi durante a pandemia, o que levou os diretores a locais remotos aleatórios para tentar obter acesso. Muitos deles tinham mastros de rádio e outras coisas no topo dessas montanhas. Por isso, foi necessário o posicionamento certo da luz do sol.

Embora não tenha sido fácil encontrar a estrutura certa para a história, a KXTV Tower definitivamente tem a história necessária. Além disso, a escala para fazer o público realmente temer pela vida dos protagonistas. Então, você gostou de A queda, na Amazon Prime Video?

- Publicidade -

Certamente, você também vai gostar:

> Virgin River esqueceu um detalhe importante de Ricky na 4ª temporada

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.