
A droga Ligodone de A queda da Casa de Usher é real?
O que sabemos sobre a droga Ligodone em A queda da Casa de Usher
- Publicidade -
Como o Ligodone é central para muitas histórias primárias de A Queda da Casa de Usher, é difícil não se perguntar se é uma droga real ou criada para a série. Embora a série seja inspirada nas obras de Edgar Allan Poe, o espetáculo traça vários paralelos com o mundo real ao contemporizar as histórias e poemas do autor de terror.
- Publicidade -
Por exemplo, desenvolve seu enredo principal nos dias atuais e até faz referências satíricas a diversos fenômenos da cultura pop. Logo, dirigida por Mike Flanagan, A Queda da Casa de Usher também usa uma droga chamada Ligodone como recurso narrativo.
Isso não apenas para destacar como Roderick Usher adquiriu suas riquezas, mas também para criticar a decadência e a decadência que correm desenfreadas em muitas indústrias voltadas para o consumo. Essas conotações e críticas do mundo real permitem que a série Netflix inspire terrores que parecem muito mais pessoais e contundentes.
Devido ao quão instrumental Ligodone é para o subtexto político de A Queda da Casa de Usher, não podemos deixar de ficar curiosos sobre em que ele se baseia. Portanto, aqui está a resposta.
A verdade sobre o Ligodone em A queda da casa de Usher
Ligodone aparece pela primeira vez em A Queda da Casa de Usher em um flashback. Nele, vemos Roderick apresentar a droga e seus potenciais benefícios comerciais para Fortunato durante uma reunião com Rufus Griswold. Durante sua apresentação, Roderick o considera um analgésico milagroso. Aliás, ele afirma que, o remédio apresenta poucos ou nenhum sintoma em seus consumidores.
- Publicidade -
No entanto, como a série revela mais tarde, o Ligodone revela-se altamente viciante. Logo, leva à morte de milhões de consumidores. Os efeitos colaterais do Ligodone e a negação de Roderick das acusações contra a droga parecem ter vários paralelos com a crise dos opioides no mundo real, mas a droga não é real.
Ligodone é uma versão fictícia do Oxicodona
O Ligodone de A queda da casa de Usher parece ser a versão fictícia do analgésico do mundo real, Oxicodona. Assim como a Ligodone, a Oxicodona (vendida principalmente sob a marca OxyCotin) foi vendida por uma gigante farmacêutica, Purdue Pharma.

Neste caso, sob uma descrição fraudulenta que afirmava que a droga é menos viciante do que outros opioides. Estas alegações fraudulentas e a falha multissistémica das regulamentações sobre medicamentos levaram a uma crise de opiáceos, provocando a morte de muitos indivíduos.
Ao fazer referências à Oxicodona, a série fundamenta sua narrativa na realidade. Usando as obras de Edgar Allan Poe como base para seu enredo abrangente, a série de Mike Flanagan tece uma história contemporânea que critica a indústria farmacêutica e como ela explora as massas para obter lucros.
Com seus tons sobrenaturais, A queda da casa de Usher agrada o público ao retratar como a justiça cármica eventualmente é servida a chefões farmacêuticos gananciosos como Roderick. Afinal, estes cruzam todas as fronteiras morais e prejudicam inocentes para cumprir seus próprios motivos egoístas.
Então, você já deu uma chance para a série?
Certamente, você também vai gostar:
- Publicidade -