A deprimente razão pela qual Matthew Perry jamais assistiu a um episódio de Friends
Matthew Perry era muito semelhante a seu personagem em Friends, a ponto de ser difícil distinguir onde um terminava e o outro começava
Cada um de nós possui sua série favorita, né? Independentemente do quanto as referências culturais possam envelhecer com o passar do tempo, é comum voltar a essas séries como se elas fossem um velho amigo. Um velho amigo como Matthew Perry e seu personagem Chandler em uma série ainda hoje querida por multidões.
Para este redator – e centenas de milhares de pessoas mundo afora – essa série é Community (2009-2015), uma sitcom que trouxe uma alegria bem-vinda em uma época repleta de desilusões e desafios. Para outros, essa série é Friends, a longeva comédia sobre um improvável grupo de amigos na casa dos 20 anos que continua a ser muito popular graças ao streaming.
No entanto, os fãs de Friends enfrentaram uma notícia triste no último fim de semana com o trágico falecimento do ator Matthew Perry aos 54 anos.
Matthew Perry, conhecido por interpretar Chandler Bing, era muito semelhante a seu personagem em Friends, a ponto de ser difícil distinguir onde um terminava e o outro começava. Ambos eram conhecidos por usarem o sarcasmo como uma defesa para proteger suas almas vulneráveis, o que contribuiu para que Chandler se tornasse o verdadeiro coração do programa.
Através de Chandler, a série explorou profundamente o processo confuso de transição para a vida adulta dos vinte e poucos para os trinta e poucos anos de idade.
Dadas as semelhanças entre Matthew Perry e seu personagem, é compreensível que ele tenha hesitado em revisitar Friends. Afinal, isso seria como assistir a vídeos antigos de uma versão de você que já não mais te representa hoje em dia. No entanto, para ele, a série representava algo ainda mais desagradável: suas batalhas reais com o vício em drogas e álcool.
Matthew Perry: “Eu podia dizer em qual temporada eu estava baseado em minha aparência”
O ator sempre foi aberto sobre suas lutas contra o abuso de drogas e o consumo excessivo de álcool. Em entrevista em novembro de 2022 ao programa “Q with Tom Power”, ele explicou por que evitava rever Friends.
Matthew disse: “Eu não assistia à série e ainda não assisti porque, caso contrário, eu poderia recair no alcoolismo, opiáceos e cocaína. Eu conseguia identificar em qual temporada eu estava baseado imerso nas drogas”.
Com efeito, isso é como… Olhar para uma foto antiga de si mesmo que lembra de todos os problemas que você estava enfrentando quando a foto foi tirada, mas multiplicado por dez. Perry acrescentou: “E eu não acho que outras pessoas possam fazer essa conexão, mas eu certamente podia. E foi por isso que eu não quis assistir, porque é isso que eu via e lembrava quando assistia.”
Em sua autobiografia “Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível”, Matthew Perry relatou que, com base em sua aparência, as pessoas podiam deduzir quais substâncias ele estava abusando em cada temporada de Friends.
“É possível acompanhar a trajetória do meu vício observando meu peso de temporada a temporada. Quando estou acima do peso, é álcool; quando estou magro, são pílulas. Quando estou barbado, são muitas pílulas. No final da terceira temporada, eu estava passando a maior parte do meu tempo tentando conseguir 55 Vicodin por dia; eu precisava de 55 todos os dias, senão ficava muito mal.”
“Talvez eu assista algum dia…”
Matthew Perry jamais culpou os fãs que encontravam alegria em revisitar Friends. Na verdade, ele afirmou ao jornalista Tom Power:
“No entanto, acho que vou começar a assistir, porque, em primeiro lugar, foi uma jornada incrível. Foi incrível ver o impacto do show nas diferentes gerações. Tornou-se algo importante e significativo, e eu assistiria de novo. Era muito engraçado e as pessoas eram todas ótimas. E eu tenho me preocupado demais com isso.”
Sem dúvida é um sinal da maturidade de Matthew Perry o fato de ele ter reconhecido o significado que Friends teve na vida de tantas pessoas ao longo de sua vida. Ele poderia ter se recusado categoricamente a assistir a série, considerando o lembrete vívido de suas lutas pessoais que ela representava. Independentemente de ele ter assistido ou não, é reconfortante saber que Matthew encontrou um senso de paz em relação ao seu passado.