A Cozinheira de Castamar é cancelada na Netflix e motivo é revelado

A Cozinheira de Castamar não ganhará segunda temporada

- Publicidade -

A mais recente e agradável surpresa da Netflix, vinda da Espanha, vem conquistando os assinantes do serviço. A Cozinheira de Castamar é uma série de drama lançada no começo de 2021 no país europeu.

- Publicidade -

Assim como ocorre com diversas outras produções do país, a série também conquistou os fãs, indo rapidamente para o Top 10 da Netflix. No entanto, apesar de muitas das perguntas terem sido respondidas no final do primeiro ano, a série  deixou um gostinho de quero mais.

Infelizmente, os fãs terão que se contentar apenas com os episódios disponibilizados no serviço. Isso por que, desde o término da exibição na Espanha, já é de conhecimento de todos que a série não retornará futuramente. 

Além disso, a Netflix parece que não conseguirá produzir uma nova temporada de A cozinheira de Castamar. Vale lembrar que, o serviço já teve excelentes retornos com outras situações parecidas. Mas, aqui te explicamos o motivo.

- Publicidade -

Por que A cozinheira de Castamar não vai continuar ?

A série não é original Netflix, mas conta com dois estúdios parceiros do serviço em solo espanhol. Tanto a Atresplayer Premium, quanto o canal Antena 3, foram os responsáveis por produzir Toy Boy e La Casa de Papel. 

- Publicidade -

Publicidade

A série se popularizou e chamou a atenção quando foi exibida pelo canal de Tv e foi considerada uma das principais produções de 2021 no canal. Exatamente por isso, o serviço adquiriu os direitos da produção.

Contudo, as possibilidades da série retornar para novos episódios no momento é zero. Porém, não se trata apenas de um interesse comercial, como também aconteceu com La Casa de Papel. 

O fator determinante que levou A Cozinheira de Castamar a ser cancelada é seu material de origem. A série é baseada no livro do mesmo nome escrito por Fernando J. Múñez, e todos os fatos do livro, foram contados na primeira temporada. 

- Publicidade -

Apesar do escritor ter diversos livros publicados, se sabe que nenhum deles se aparenta com os fatos da série de época. Muito pelo contrário, pelo menos é o que vemos no livro “Os Dez Passos”. 

No próximo romance do autor, os leitores são transportados para o mundo oculto da idade média. Por lá, os personagens enfrentam preconceitos, ideias irracionais e dogmas inamovíveis.

Netflix pode reviver a série ?

- Publicidade -

Muito se fala da possibilidade do serviço de streaming adquirir séries canceladas. Mas, ao que parece, não existe margem para isso. Além de um enredo que ultrapassaria a obra original, a série precisa fazer um sucesso monstruoso. 

Neste caso, temos duas situações. Antes mesmo do sucesso de A Cozinheira de Castamar por aqui, La Casa de Papel conseguiu números superiores. 

O interessante é que, poucos sabem que a série foi um fracasso na Espanha e cancelada em seguida. Inclusive, sua segunda temporada quase foi interrompida devido aos números baixos. 

- Publicidade -

Já pela Netflix, a série foi um grande sucesso e exatamente por isso, o serviço optou por continuar a produção, por mais que a trama já estivesse concluída.

A cozinheira de Castamar é cancelada na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Entretanto, o serviço já teve uma experiência amarga, quando se fala em continuar tramas inspiradas em livros. Assim como A Cozinheira de Castamar, 13 Reasons Why teve sua primeira temporada abordando todo o livro. 

Devido ao sucesso, a série continuou por mais três temporadas. Ainda que contasse com a consultoria de Jay Asher, escritor do livro, a série caiu ao longo das temporadas e sua última, recebeu uma crítica extremamente negativa. Além da baixa audiência. 

A Netflix então encontrou o equilíbrio perfeito entre um sucesso e não tentar se aproveitar dele. Foi o que aconteceu com O gâmbito da Rainha. Da mesma forma, havia apenas um livro e toda a sua história foi contada na primeira temporada. 

Mesmo se tornando uma das séries mais assistidas da Netflix, o serviço colocou um ponto final em qualquer especulação de continuidade. 

Então, você gostaria de ver uma continuação de A cozinheira de Castamar ? Aproveite para assistir:

Certamente, você também vai gostar:

>Astro de Prison Break faz novo filme de sucesso na Netflix

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil. Afinal, aqui você não perde nada da Netflix.