8 coisas que Cobra Kai faz melhor do que os filmes de Karate Kid

O que Cobra Kai fez de melhor do que os filmes de Karatê Kid

- Publicidade -

Enquanto os filmes de Karate Kid são amados pelo público, a série spin-off Cobra Kai é melhor do a franquia por vários motivos. Retornar com uma franquia de sucesso como Karatê Kid foi não é fácil. Principalmente, quando muito tempo se passou desde que o original foi lançado.

- Publicidade -

Afinal, a pressão da mídia aumenta conforme a nostalgia se instala. Por exemplo, a tão esperada sequência de Top Gun: Maverick, conseguiu superar o filme original, tanto aos olhos da crítica, quanto do público. Logo, Cobra Kai teve a difícil missão de trazer os anos 80 de volta, mas de uma maneira que não fosse tão brega.

Surpreendentemente, a série provou ser um grande sucesso entre os fãs e críticos. Assim, logo após a série chegar a Netflix, sua popularidade aumentou consideravelmente. Enquanto a série se prepara para lançar a sexta e última temporada, sua crítica positiva pode superar o legado dos filmes.

Existem vários lugares em que a séire supera sua inspiração original. Assim, podemos apontar em quais, Cobra Kai é melhor que Karatê Kid e suas sequências.

Os personagens de Cobra Kai têm mais ambiguidade moral

A premissa central de Cobra Kai forneceu a série sua maior força. Ao focar no vilão do filme original de William Zabka, Johnny Lawrence, em vez do herói de Karate Kid, Daniel Russoa série garantiu que fosse mais moralmente complexo e ambíguo do que seu antecessor.

Johnny Lawrence foi trágico o suficiente para que os espectadores se sentissem mal pelo cara e torcessem por ele como um azarão, mas, durante a primeira temporada do programa, ele também provou que não havia abandonado a visão de mundo mesquinha que causou sua queda original.

A série forçou Daniel e Johnny a engolir seu orgulho e trabalhar juntos, a dupla acabou compartilhando semelhanças surpreendentes. Onde Karate Kid era uma história simplista de bem-estar de um herói direto triunfando sobre um vilão, a versão da série da rivalidade de Daniel e Johnny era mais complicada.

Isso facilitou o cuidado com os dois personagens, pois, pela primeira vez na história da franquia, eles pareciam pessoas relativamente reais. Felizmente, o tom de Cobra Kai ainda foi elevado o suficiente para garantir muitas cenas de luta dramáticas e impactantes e reviravoltas selvagens ao longo da série.

Dito isso, o importante torneio da 6ª temporada não intrigaria os espectadores se não fosse pelo trabalho de personagem mais sutil e lento em que o programa se concentrou em suas duas primeiras temporadas.

Cobra Kai desenvolve melhor seus vilões

Enquanto a rivalidade de Johnny e Daniel e sua eventual trégua incômoda são centrais para a história da série, esta não é a única vez que a mesma desenvolveu personagens da franquia. Os filmes de Karate Kid estavam repletos de heróis e vilões unidimensionais.

Entretanto, esses personagens se tornaram mais complexos e atraentes em suas iterações de Cobra Kai. Seja o vilão Karatê Kid, Terry Silver, ou o ex-treinador de Johnny, John Kreese, os personagens que retornam parecem mais arredondados e bidimensionais do que seus equivalentes no cinema.

Cobra Kai é menos repetitivo que a franquia Karate Kid

Em vez de levar repetidamente seus heróis a uma sequência interminável de aventuras semelhantes, cada nova temporada aprofunda e desenvolve a história existente do programa. O final da série na 6ª temporada evita o problema que as sequências de Karate Kid inevitavelmente enfrentam.

Cobra Kai é menos repetitiva do que Karatê Kid
Imagem: Divulgação/Netflix

Ou seja, os espectadores não se importam mais com as travessuras de Daniel e Miyagi. O filme original era sobre esportes edificante, mas uma vez que Daniel venceu, ele perdeu seu status de azarão. Isso tornou mais difícil para os espectadores se preocuparem com as histórias da sequência, onde, em contraste, o enredo de Cobra Kai mudava a cada nova temporada.

A rivalidade Johnny/Daniel é mais profunda

Onde Johnny era um vilão unidimensional no filme original e Daniel era um herói inequívoco, a série complicou as histórias de ambos os personagens. Os episódios apresentaram Daniel como um figurão de sucesso e retratou Johnny como um fracassado. Isso reverteu imediatamente os problemas anteriores.

Cobra Kai tem rivalidade melhor
Imagem: Divulgação/Netflix

A partir daí, Cobra Kai foi capaz de interrogar as falhas inéditas de Daniel e expor os problemas e pontos fortes de Johnny, tornando o relacionamento em evolução da dupla muito mais interessante.

A história de Cobra Kai cresce a cada temporada

Onde Karate Kid introduziu novos personagens e configurações a cada sequência, a série, em vez disso, levou as coisas de volta aos filmes originais para complicá-los ainda mais. Quando a terceira temporada destacou como a história do vilão de Karate Kid, a série, John Kreese, no Vietnã moldou seu comportamento no filme original.

Assim, a série explicou simultaneamente sua vilania e tornou seu personagem ainda pior. Seu comportamento era menos defensável, mas seu personagem era mais simpático, tornando a história da série mais forte.

A ação na série é mais impressionante do que os filmes

Os filmes de Karate Kid apresentam um punhado de cenas de luta divertidas (embora diretas), enquanto Cobra Kai é muito mais avançado e suas lutas escapistas são mais ambiciosas e intensas. Parte disso se deve à coreografia de luta aprimorada, enquanto parte da mudança pode ser atribuída ao tom mais elevado na série.

Independentemente da causa, no entanto, isso permite que a série crie lutas enormes que ofuscam qualquer coisa oferecida pelos filmes originais de Karate Kid. Dessa forma, essas cenas cruciais significam que as demonstrações de artes marciais do programa são ligas melhores do que as de seu antecessor.

Cobra Kai tem personagens melhores

Cobra Kai tem personagens melhores
Imagem: Divulgação/Netflix

Os filmes de Karate Kid tiveram apenas um pequeno grupo de personagens principais, graças à sua ambição e tempo de execução limitados. Em contraste, Cobra Kai tem a liberdade de seguir muitos outros arcos de personagens simultaneamente.

Seja a rivalidade de Sam e Tory, que é tão rica e atraente quanto a saga de Johnny e Daniel, ou a luta interna de Miguel para escolher seu mentor, a série está repleta de drama humano em uma escala que os filmes de Karate Kid não conseguem igualar.

Isso se deve principalmente ao tempo de execução prolongado da série, mas ainda é uma área vital em que o programa supera seu antecessor.

O Humor da série é melhor

Como muitos filmes dos anos 80, Karatê Kid e suas sequências são quase comicamente sinceros e sérios. Há algum alívio cômico nos filmes originais graças ao Sr. Miyagi de Karatê Kid, mas Cobra Kai tem uma maneira muito mais consistente e forte de injetar humor no drama da franquia.

Isso faz com que os personagens se sintam mais humanos ao mesmo tempo em que ilumina a história do programa, permitindo que a série se safa com reviravoltas mais tolas graças ao seu tom irônico. Assim, o humor da série permite que supere os filmes de Karate Kid em outro aspecto importante.

Então, você acha que a série é melhor que os filmes?

Certamente, você também vai gostar:

5 Filmes da Netflix com 0% de aprovação no Rotten Tomatoes