7 derivadas de séries famosas que deram errado e fracassaram
As séries derivadas que não deram certo
Dá para dizer que, desde o começo da televisão, muitas séries impactaram fortemente os telespectadores. Até por isso muitas delas ficaram longos anos no ar, como Friends, Seinfeld e Supernatural. Porém, por mais maravilhosas que fossem suas histórias, esses programas tinham que chegar ao fim.
Mas nem sempre os fãs, e na maioria das vezes, as redes proprietárias dessas produções, queriam que essa história chegasse ao fim. Seja principalmente pelo lucro ou porque tinham mais histórias para contar, mas essas não cabiam na série original. E são dessas ideias que surgem os spin-offs, produções que continuam as histórias do programa original, mas com o seu próprio enredo.
Porém, nem todos os spin-offs são bem-sucedidos. Aliás, poucos são, dando origem a programadas que nem sequer parecem ter sido baseados em seriados de sucesso, tamanho o fracasso do enredo. E no texto de hoje vamos falar justamente desses spin-offs que tinham tudo para dar certo, mas a realidade foi outra bem diferente.
The Winchesters
Vamos começar falando de uma série spin-off bem recente: The Winchesters. O programa é derivado do enorme sucesso Supernatural, que ficou no ar por 15 anos pela CW e amada por fãs ao redor do mundo. Com estreia em 11 de outubro de 2022, Robbie Thompson criou The Winchesters, um programa que conta a história dos pais de Sam e Dean, John e Mary Winchester como caçadores.
Apesar de no início apresentar um futuro promissor para a franquia, parece que a CW não pensa o mesmo. A série spin-off de Supernatural não ganhou renovação para uma 2ª temporada e a notícia veio à tona no último dia 12 de maio. A rede não explicou o motivo do cancelamento, mas existem duas possibilidades: a nova diretoria a frente da CW não tem interesse em The Winchesters.
Porém, a segunda e mais provável é que o programa não teve grande audiência. Jensen Ackles, que está por trás da produção, junto ao elenco, tem tentado vender o programa para outra rede. Mas, até o momento, parece que The Winchesters realmente vai para a gaveta.
The Perfectionists (Pretty Little Liars)
Pretty Little Liars ganhou mais de uma série spin-off. The Perfectionists é uma das produções baseadas nesse sucesso da televisão. Estreando em 2019, Marlene King estava a frente do spin-off – ela também dirigiu outro derivado de Pretty Little Liars, Ravenswood. Essa nova trama focava em um assassinato que aconteceu em Beacon Heights.
Uma cidade que, apesar de aparentar ser um lugar perfeito, não era bem essa a realidade. As personagens principais, as perfeccionistas, se juntam para solucionar o crime. Entretanto, com o passar do programa, descobrimos que cada personagem esconde um segredo e elas precisam de um álibi. O seriado ficou no ar por apenas uma temporada e acabou sendo cancelado por não conquistar o espectador.
Ravenswood
Não estávamos brincando quando falamos que Pretty Little Liars ganhou mais de uma série spin-off. Ravenswood foi mais uma tentativa de dar continuidade ao legado do programa original. Assim como as outras, teve seu cancelamento confirmado por conta da baixa audiência. Criada por Oliver Goldstick, Joseph Dougherty e Marlene King, a obra estreou em outubro de 2013.
Sim, ela estreou enquanto o programa original ainda estava no ar. A ideia do seriado era se desenvolver em cima da narrativa do programa principal, mas as coisas não deram muito certo para esse spin-off. Com apenas uma temporada, o seriado focava em cinco estranhos que estavam conectados por uma maldição que assombrava a cidade de Ravenswood por muitas gerações.
That ’80s Show
Até hoje That ’70s Show está no coração dos fãs de sitcoms. Mas nem isso fez com que a série spin-off fosse para frente. That ’80s Show estreou em 2002 e mesmo tentando copiar o humor bobão do programa original, ela teve uma vida curta.
Com o foco de capturar a essência dos anos 80, o seriado ganhou apenas 13 episódios antes de ser cancelado. Apesar da boa intenção, o programa não tinha o que seriado original tinha: química entre os personagens. O spin-off fez tanto sucesso que muita gente nem se lembra do que ele existiu.
Once Upon A Time in Wonderland
Mais uma para a nossa lista de série spin-off fracassada: Once Upon A Time in Wonderland, um spin-off da bem-sucedida Once Upon A Time. O programa original, da ABC, fez muito sucesso, principalmente em suas primeiras 6 temporadas. Apesar do programa ter ido até a 7ª temporada, o seriado perdeu força com a saída de vários personagens antes do último ano.
Com o intuito de tentar reviver essa história, Jane Espenson, Adam Horowitz e Zack Estrin idealizaram Once Upon A Time in Wonderland em 2013. O seriado era centrado em Alice, uma personagem do programa original. Porém, o País das Maravilhas logo as transformou em tristeza com o cancelamento da produção, que não teve sucesso com o espectador do seriado original.
Joey
Você com certeza se lembra de Friends, certo? Talvez um dos sitcoms mais famosos dos anos 90 e do começo dos anos 2000. Criada por David Crane e Marta Kauffman, a série conquista fãs até hoje. Com toda essa fama, obviamente iam tentar continuar com a história. Mas no final das contas, o programa não vingou.
O único spin-off de Friends, Joey, era focado no personagem galinha e meio desligado Joey Tribbiani. A produção estreou em 2004 e mesmo com a fama do seriado original e do personagem, o público pareceu não se identificar com a nova produção. Apesar disso, de todas as produções dessa lista, Joey foi a que teve mais temporadas, duas, para ser mais exata. No Brasil, o programa ganhou o nome de Vida de Artista.
Velma
E nossa lista de séries spin-offs se encerra com Velma, uma animação da HBO que estreou em 2023. Apesar da grande expectativa em cima da série sobre a detetive de suéter laranja, o programa não fez tanto sucesso quanto o streaming esperava. Inclusive, ela se tornou uma das animações mais mal avaliadas no site IMDb e no Rotten Tomatoes.
A maior reclamação por parte dos fãs está no fato de que a personagem nada se parece com aquela que conhecemos nos desenhos do Scooby-Doo e a histórias não fazem sentido dentro do Universo da animação original. Nem o fato de Mindy Kaling estar por trás da animação parece ter animado o espectador. Entretanto, a produção está com sua 2ª temporada confirmada.
De todos esses spin-offs, qual série você menos gostou?
Certamente, você também vai gostar:
> The Vampire Diaries: A verdade sobre a maldição híbrida de Klaus
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil para não perder nada da série.