6 Séries de fantasia e ficção científica que são melhores os livros que as originaram
As séries de fantasia e ficção científica que são melhores que os livros
Sempre que surge uma nova adaptação de um livro para filme ou série, os leitores frequentemente dizem: ‘bem, o livro é muito melhor’. E eles geralmente estão certos. No entanto, às vezes uma adaptação pode ser realmente melhor que o material original.
E é pensando nisso que logo abaixo vamos listar 5 programas de TV de fantasia e ficção científica que são muito melhores que os materiais originais.
The Leftlovers
Baseado no livro de mesmo nome de Tom Perrotta, a adaptação da HBO sob o comando do showrunner Damon Lindelof contou toda a história do romance em sua 1ª temporada. O livro e a série contam a história de um desaparecimento repentino, no qual 2% da população mundial desaparece sem deixar vestígios.
Enquanto a 1ª temporada se desenvolveu em uma narrativa forte, seu tom excessivamente sombrio foi motivo para o desligamento de muitos espectadores. No entanto, uma vez que o programa parou de se basear no livro, a produção realmente se destacou. As temporadas 2 e 3 de The Leftlovers introduziu muitos novos personagens memoráveis, incluindo a adição de Regina King ao elenco.
Ao mesmo tempo, as temporadas exploraram questões como luto, fé e como seguir em frente com a vida de uma maneira mais equilibrada e comovente do que o livro ou a 1ª temporada da série mostrou. Lindelof e a equipe de roteiristas da 1ª temporada entenderam a história que estavam contando. É por isso que as temporadas posteriores são melhores do que qualquer coisa que eles fizeram antes.
A série The Leftlovers está disponível no catálogo da HBO Max.
His Dark Materials
His Dark Materials é mais uma adaptação da HBO. Apesar de ser uma ótima trilogia de livros escritos por Philip Pullman, o programa de tv melhorou muito o material original. Contudo, as melhorias feitas pela produção podem não ser visíveis num primeiro momento. A 1ª temporada, por exemplo, não consegue superar The Golden Compass, um dos melhores livros de fantasia já escrito.
Entretanto, isso se deve mais ao orçamento da série que reduziu o número de demônios que poderiam ser mostrados na tela (o que deixaria mais sombrio o impacto das primeiras grandes reviravoltas). No entanto, a 2ª e a 3ª temporada melhoram drasticamente seus materiais de origem.
Os livros de Pullman saíram de controle com muitos enredos, idéias e personagens que se tornaram uma bagunça agradável, embora caótica. Por outro lado, o programa fez um bom trabalho ao simplificar a história de Pullman. A produção cortou muitos enredos desnecessários e focou nas ideias centrais do escritor relacionadas à fé, religião e amor.
His Dark Materials está disponível no catálogo da HBO Max.
Good Omens
A presença da série Good Omens nessa lista pode gerar uma certa controvérsia entre os fãs, já que o livro de Terry Pratchett e Neil Gaiman é muito amado pelo público. Mas não importa o quanto você ame o livro, você tem que admitir que alguns trechos do material original envelheceram mal. Não dá para necessariamente culpar Pratchett e Gaiman por isso, afinal de contas, o mundo está mudando.
Desta forma, o que fazia sentido 30 anos atrás, se tornou um absurdo nos anos atuais. E é justamente por isso que a adaptação da Prime Video está nesta lista. O streaming fez um ótimo trabalho em manter o coração da história, mas ao mesmo tempo atualizar o material original para um espectador mais moderno.
O melhor exemplo disso é a história de fundo e o relacionamento entre os dois protagonistas principais, Crowley e Aziraphale. A dupla de anjos é interpretada por David Tennant e Michael Sheen, respectivamente. A série habilmente explorou temas relacionados a amizades masculinas próximas e amor queer.
Não sabemos como a 2ª temporada vai ser, principalmente sem um romance como assunto principal. Entretanto, os fãs podem ficar tranquilos. Gaiman está diretamente envolvido com a adaptação e ele comentou que a 2ª temporada vai trazer histórias de um esboço de um livro que ele e Pratchett trabalharam juntos. Good Omens está disponível no Prime Video.
The Magicians
A trilogia The Magicians, de Lev Grossman, foi um teste profundo do que significa ser fã de fantasia à medida que você cresce. Conforme entramos na fase adulta, perdemos automaticamente a magia de nossas histórias favoritas? Grossman realmente deu início ao novo subgênero de crítica às fantasias de portais imaturos e idealistas.
Contudo, apesar de exemplificar bem essa questão de ser um fã de fantasia na vida adulta, o livro pode ser um pouco cansativo. O material original é totalmente tomado por um personagem principal chorão e tem um tom severo que às vezes o torna difícil de ler. Por outro lado, a série conseguiu transformar todos esses pontos em características positivas.
A versão de The Magicians para a tv rapidamente entendeu que seus personagens principais e melancólicos, Quintin e Alice, e sua estética cinza, não estavam realmente funcionando. Diante disso, a adaptação rapidamente mudou seu foco para o exagerado, colorido e puro mundo da fantasia, que tem suas “estranhezas”.
A série nunca perdeu sua capacidade de contar histórias arrepiantes e sombrias, mas iluminou seu tom ao mudar seu foco para os membros mais divertidos de seu elenco. Claro, isso sem mencionar como o programa se perdeu no enredo de Quintin ao longo das temporadas. Nem tudo é perfeito, não é mesmo?
The Magicians está disponível no catálogo do Globoplay.
The 100
Como você pega um romance de ficção científica bastante genérico e esquecível e o transforma em algo muito bom? Bem, você joga tudo fora, exceto a premissa central, e constrói o programa a partir daí. The 100, que foi ao ar por sete temporadas na The CW, é um caso interessante de adaptação. Isso porque a 1ª temporada da produção foi escrita e feita menos de um ano depois do livro homônimo ser publicado.
Isso significa que os escritores da série estavam baseando a produção apenas no primeiro romance, e em mais nenhum dos 3 livros escritos por Kass Morgan. No final das contas, isso foi um favor ao programa, já que a produção foi capaz de colocar seus personagens em dilemas éticos mais interessantes.
Além disso, também conseguiu explorar o que Clark e o resto dos 100 fariam para salvar a si mesmos e seus entes queridos. Embora o programa não fosse consistentemente bom (incluindo o final, que foi ruim), quando The 100 estava indo bem, era de longe a melhor adaptação de ficção científica da televisão.
Todas as temporadas de The 100 estão disponíveis no catálogo da Netflix.
Entrevista com o Vampiro
A AMC lançou, até agora, apenas uma temporada de sua adaptação homônima de Entrevista com o Vampiro. Contudo, o primeiro ano da série já se mostrou brilhante. A produção pegou o arco e a estética da história principal de Anne Rice, avançou um pouco mais no tempo e realmente enfatizou os elementos estranhos do relacionamento entre Louis e Lestat.
Isso não apenas diferenciou esteticamente o programa da popular adaptação para o cinema, mas também acrescentou camadas à história original de Rice. A série Entrevista com o Vampiro está disponível no catálogo da AMC Plus. Infelizmente, o serviço de streaming não está disponível no Brasil.
Então, você já assistiu alguma dessas produções?
Certamente, você também vai gostar:
> Invincible precisa trazer de volta detalhe importante na 2ª Temporada
Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série.