5 motivos que fizeram séries incríveis serem canceladas depois de uma temporada

Séries chegaram ao fim na primeira temporada

- Publicidade -

Às vezes uma série é simplesmente um desastre, do início ao fim. Desde o roteiro mal escrito, passando por uma direção e atuação ruins, até chegar finalmente na péssima recepção do público e da crítica.

- Publicidade -

Nesses casos, é perfeitamente possível entender por que a produção rendeu uma única temporada, pois a triste verdade sobre essas séries que deram muito errado é que provavelmente não deveriam ter se estendido para além do episódio piloto.

O problema é que ser ruim não é a única coisa que faz uma série ser cancelada. Um bom exemplo disso é Sense8, que foi interrompida e teve até que improvisar um “encerramento” que fechasse a série depois de apenas duas temporadas, sem que esse fim parecesse muito abrupto ou forçado. Isso aconteceu porque, apesar de muito bem recebida pelo público e pela crítica, a produção da série era muito cara, sendo filmada em diversos países ao mesmo tempo.

Como ela não tinha como retornar todo esse dinheiro, os produtores executivos optaram por cancelá-la. Relembre abaixo 5 séries que tiveram sua existência interrompida depois de uma única temporada, mesmo tendo sido muito bem recebidas pelo público:

- Publicidade -

1 – Limitless

A série foca em Brian Finch (Jake McDorman), de 28 anos, que fica super inteligente e capaz de aprender qualquer coisa em poucos minutos depois de ingerir uma droga altamente tóxica (e altamente ilegal) chamada NZT. Por ser a única pessoa conhecida pelo governo americano que consegue tomar a droga sem nenhum efeito colateral, Brian vira um consultor do FBI, supervisionado por Rebecca Harris (Jennifer Carpenter).

- Publicidade -

Publicidade

A série, que também dava continuidade aos eventos do filme de mesmo nome, foi cancelada depois de uma única temporada porque a CBS, emissora responsável pela série, tinha uma audiência muito mais velha do que o público-alvo de Limitless, que foi uma das primeiras experiências da emissora com séries voltadas aos jovens.

2 – Studio 60 on the Sunset Strip

Essa série genial retrata os bastidores de um programa de comédia para a TV que está indo de mal a pior, com um elenco fraco, uma sala de controle que é um verdadeiro desastre e um produtor executivo que tem uma crise bem no meio de um dos episódios do programa.

- Publicidade -

Para se salvar, o programa contrata os roteiristas de humor Danny Trip (Bradley Whitford) e Matt Albie (Matthew Perry), que agora têm os próprios desafios a enfrentar para tirar o programa do ostracismo.

Tendo sido tão incrivelmente bem recebida, fica até difícil de entender e de explicar por que a série da NBC cancelou a série depois de uma única temporada.

Segundo o ator Steven Weber, que interpretou Jack Rudolph na série, o cancelamento da série teve muito a ver com a crítica incisiva da mídia ao seu célebre e premiado criador Aaron Sorkin, que na época havia acabado de emplacar o sucesso de audiência The West Wing. Como a série Studio 60 era constantemente comparada com os trabalhos anteriores do diretor, a audiência parecia não atender as expectativas da mídia.

- Publicidade -

3 – Wonderfalls

Wonderfalls’ é uma série sobre a  jovem Jaye Tyler (Caroline Dhavernas), uma recém formada e solitária jovem de 24 anos que passa seus dias vendendo “lembrancinhas” em um estacionamento de trailers nas Cataratas do Niágara, quando de repente os souvenirs, ou qualquer coisa que pareça ter um rosto humano, começam a falar com ela, insistindo em frases misteriosas que comandam coisas que Jaye precisa fazer, sob o risco de sofrer graves consequências caso não as atenda (ou pelo menos uma péssima noite de sono).

A série da FOX, que saiu até na seleção “canceladas cedo demais” no guia de TV americano, teve apenas míseros quatro episódios exibidos pela emissora, com o restante da temporada sendo lançado diretamente para DVD.

- Publicidade -

O cancelamento súbito da série se deu principalmente pela desorganização da FOX. Isso porque a emissora adiou a exibição de 2003 para 2004, focando toda a publicidade sobre a série um ano antes do seu lançamento.

Além disso, depois de poucas pessoas terem assistido ao episódio de estreia, a FOX experimentou exibir o episódio novamente em outro dia da semana, notando um aumento significativo na audiência. Por conta disso, mudaram o dia de exibição da série, mas sem avisar aos espectadores.

O resultado desse desastre de organização da FOX foi o cancelamento de uma série extremamente bem recebida pelos desavisados que tiveram a sorte de acidentalmente assistiram à série.

4 – Firefly

Séries canceladas na primeira temporada

Ambientada 500 anos no futuro, depois de uma ‘guerra civil’ entre universos, Firefly conta a história da tripulação de uma pequena espaçonave, disposta a fazer qualquer trabalho que possa colocar comida na mesa dos tripulantes.

Os homens e mulheres da humilde nave espacial só querem sobreviver e ter a chance de lutarem por uma vida melhor, mas pra isso eles precisam enfrentar desafios constantes, como a ameaça de ataque dos Reavers, uma nova espécie de humanos canibais, que vivem às margens do universo.

Mesmo com Firefly alcançando 97% de aprovação do público e quase 80% da crítica, a série foi mais uma vítima da FOX, a emissora campeã de cancelamentos. Ao contrário do que muitos veículos de informação divulgaram, Firefly não foi cancelada por ter tido uma audiência baixa, e sim por não ter alcançado uma audiência altíssima.

Infelizmente, a FOX investiu muito dinheiro em produção, publicidade e divulgação da série, na expectativa de um novo sucesso absoluto, como aconteceu com ‘Buffy: A Caça Vampiros’.

Quando a série retornou apenas uma audiência modesta, apesar da fiel comunidade de fãs, a emissora não teve dúvidas na hora de cancelá-la. Felizmente, para os fãs, Firefly deu origem ao filme ‘Serenity: A Luta Pelo Amanhã’, que pôde dar um fim digno e satisfatório ao universo da série.

5 – Freaks and Geeks

Freaks and Geeks’ ocupa um lugar especial no coração dos nerds e geeks do final dos anos 90, de maneira que até hoje é lamentável que tenha tido só uma temporada.

A série se passa no colégio McKinley High, nos anos 80, e conta a história de dois grupos diferentes de adolescentes, os ‘Freaks’ com o carismático Daniel Desario (James Franco) e a rebelde Lindsay Weir (Linda Cardellini), e os ‘Geeks’, com Sam (John F. Daley), o irmão tímido de Lindsay, o gentil Bill Haverchuck (Martin Starr) e o paquerador Neal Schweiber (Samm Levine).

A série contava com tudo que permeia o universo adolescente, abordando temas como aceitação, uso de drogas e álcool, e o bullying. Infelizmente, a série da NBC foi cancelada por não atender às expectativas de audiência, que também aconteceu em parte por uma má organização (além de má sorte) na exibição dos episódios.

A série tinha um “cronograma errático”, com sua exibição sendo constantemente mudada, muitas vezes para horários que não faziam sentido para o público-alvo. Os produtores também criaram um website para a série, que a NBC se recusou a divulgar por medo de perder os seus espectadores para a internet.

Em comparação ao sucesso de Friends e Frasier, Freaks and Geeks não angariava nem metade do público dessas séries, e acabou sendo cancelada.

Certamente, você também vai gostar:

>365 Dni 2: Destino de Laura é revelado na sequência na Netflix