10 Séries distópicas perturbadoras e onde assisti-las

Conheça 10 Séries distópicas perturbadoras

- Publicidade -

Viver em uma sociedade perfeita, sempre foi o desejo das pessoas, mas nunca foi possível. Alguns filmes, series e programas de TV distópicos contam a história da formação de uma sociedade idealizada. Contudo, em algum momento, isso muitas vezes dá terrivelmente errado.

- Publicidade -

Sempre que países que estão em expansão se transformam em grandes áreas abandonadas, ou em comunidades avançadamente tecnológicas elas criam leis cruéis que transformam seus cidadãos em prisioneiros. As possibilidades são ilimitadas e cheias de opções assustadoras em algumas séries.

Há um mal entendido em assistir mundos distópicos acabarem em sociedades outrora medianas. Assim, por esse motivo esses programas são tão bem-sucedidos. Independente de quanto ruim as coisas fiquem no mundo real, na TV isso pode parecer muito pior. Então confira abaixo os programas que lutam com esse termo.

10 Séries distópicas perturbadoras

- Publicidade -

10. The Purge (Amazon Prime Video)

Nos Estados Unidos todos os crimes podem se tornar legais por uma só noite? Este é o principal enredo da franquia da série The Purge. Atualmente, existem cinco filmes, onde o quinto filme foi lançado em 2021.

- Publicidade -

Publicidade

A série de TV, The Purge se passa entre o primeiro e o segundo filme e explora a vida de vários personagens de diferentes esferas da vida e suas experiências na Noite do Expurgo. Quem são eles realmente e até onde irão para sobreviver?

9. 3% (Netflix)

O drama pós-apocalíptico da Netflix,  3%, se passa no Brasil e conta a história de uma sociedade dividida entre dois grupos conhecidos como Inland e Offshore. O Inland vive na pobreza, mas espera um dia ter a chance de ser escolhido para se juntar à vida luxuosa do Offshore.

- Publicidade -

Eles têm a chance aos 20 anos, mas têm apenas 3% de chance de mudar suas vidas para sempre ou assim pensam.

8. Dollhouse 

Conhecido por seu trabalho em Buffy A Caça-Vampiros e na obsessão cult Firefly, Joss Whedon entrou em uma série no mundo futurista de Dollhouse em 2009.

- Publicidade -

Uma corporação secreta é especializada em um único produto: pessoas. Coletando um número de humanos chamados de “ativos”, a empresa imprime neles memórias falsas adequadas a cada cliente e depois os vende em missões que podem ser desde sexuais até criminosas. 

Quando eles retornam, apagam suas memórias e substituem para assumir uma personalidade totalmente nova.

7. The 100 (Netflix)

- Publicidade -

Vagamente baseado em uma série de romance, The 100 se passa em um universo pós-apocalíptico onde o mundo se tornou inabitável devido ao armagedom nuclear. O pouco que restou da humanidade escapou para o Espaço, em uma estação chamada “A Arca”.

Quase um século após a devastação da Terra, eles decidem enviar 100 delinquentes juvenis ao planeta atingido para determinar se é possível que os humanos realmente retornem ao seu lar.

6. Altered Carbon (Netflix)

Baseado em um romance escrito por Richard K. Morgan, Altered Carbon é um drama de ficção científica cyberpunk ambientado no ano de 2384. Em um mundo onde a consciência pode ser transferida para um disco e salva em outros corpos, a vida eterna é quase possível, mas apenas para os muito ricos nessa excelente série.

Anthony Mackie estrelou o segundo, e também interpretou Sam Wilson (também conhecido como Falcon) no Universo Cinematográfico da Marvel.

5. O Homem do Castelo Alto (Amazon Prime Video)

E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse sido vencida pelos Estados Unidos e sim as potências do Eixo? Situado na América de 1962, a Alemanha nazista e o Japão imperial são as principais potências do mundo e dividiram o país em territórios, cada um sob controle fascista total.

10 Séries distópicas perturbadoras e onde assisti-las
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

O programa teve inspiração em um livro escrito por Philip K. Dick, que também é conhecido por seu romance Do Androids Dream Of Electric Sheep, que inspirou Blade Runner.

4. The Walking Dead (Star+)

Este drama zumbi pós-apocalíptico foi o programa mais assistido da TV a cabo na temporada 2019-2020. Baseado em uma história em quadrinhos de Robert Kirkman, The Walking Dead segue um amplo conjunto de sobreviventes enquanto eles lutam contra o novo mundo cheio de zumbis.

Mas, às vezes, os zumbis são os menores dos problemas, pois as pessoas são aquelas em quem não se pode confiar. 

3. The Handmaid’s Tale (Star+)

Um retrato terrivelmente realista de um mundo onde o governo teocrático é levado ao extremo, a série se passa em um cenário onde as poucas mulheres férteis que restam nos Estados Unidos são mantidas como “servas” por lei e forçadas a ter filhos para casais ricos, enquanto os inférteis são mantidos como servos.

Um comentário aterrorizante sobre misoginia, classismo e crenças religiosas levadas longe demais, The Handmaid’s Tale é uma história incrível, mas não é para os fracos de coração.

2. Battlestar Galactica (A série não está disponível em nenhum streamer no Brasil)

Um remake de um programa clássico de ficção científica da década de 1970, Battlestar Galactica começou em 2004 e durou quatro temporadas. Em um universo onde humanos e Cylons andróides estão em guerra, o inimigo pode se parecer com qualquer um.

O comandante William Adama lidera o Galáctica, um navio de guerra na série, que abriga alguns dos últimos membros da raça humana, em busca de um lar no mítico planeta Terra.

1. Black Mirror (Netflix)

10 Séries distópicas perturbadoras e onde assisti-las
Imagem: Divulgação/Netflix

Um programa antológica centrado no conceito de tecnologia que foi longe demais, Black Mirror explora muitas sociedades distópicas únicas. Em um episódio estrelado por Bryce Dallas Howard, a posição de uma pessoa nas redes sociais comanda o mundo.

Em outro, a sociedade tortura criminosos limpando repetidamente suas mentes e fazendo-os reviver seus crimes. Explorando questões sociais modernas com um tom negro, Black Mirror é uma série amada pelos fãs de ficção distópica.

Certamente, você também vai gostar:

Virgin River: Qual é a melhor temporada da série?

Aliás, não deixe de acompanhar o Streamings Brasil, para não perder nada da série. (Via ScreenRant)