10 melhores filmes para curtir a vibe do Halloween

Confira nossa seleção de clássicos do Halloween para não deixar a data passar em branco!

- Publicidade -

Firmado pela cultura pop como uma das datas festivas mais importantes do ano, o Halloween se destaca ao abraçar o folclore, o horror e o diferente sem medo de julgamentos.

- Publicidade -

Além disso, essa celebração, comemorada todo dia 31 de outubro, vive em uma constante simbiose com o cinema. Ora são lançados filmes cujos protagonistas se tornam símbolos do Dia das Bruxas, ora o Dia das Bruxas e seus personagens já consagrados são representados na tela grande.

Ademais, os filmes de Halloween são incrivelmente versáteis por si só, desde horrores arrepiantes até clássicos descontraídos (e engraçados!). Portanto, oferecem a combinação perfeita para um feriado que é igualmente sobre ficar assustado, mas também se divertir das maneiras mais bobas quanto possível.

10 melhores filmes para assistir no Halloween

Halloween (1978)

Como não começar com o clássico que leva o próprio nome do feriado? “Halloween” de 1978, dirigido por John Carpenter, não apenas se passa no Dia das Bruxas, mas também apresenta um dos vilões mais reconhecíveis da história do cinema, Michael Myers.

- Publicidade -

Publicidade

O filme marca o início de uma longa franquia que continua a assombrar os fãs de terror. Com Jamie Lee Curtis no papel da protagonista, a história segue Myers, um assassino psicopata que escapa de um hospital psiquiátrico e inicia um rastro de morte em sua cidade natal, mirando em jovens babás. Ao propósito, a trilha sonora icônica de John Carpenter contribui para o clima de tensão, tornando este terror uma escolha perfeita para a noite de Halloween.

O Bebê de Rosemary (1968)

O horror pode se manifestar de várias maneiras, e “O Bebê de Rosemary” é um exemplo clássico de terror psicológico. Estrelado por Mia Farrow, o filme dirigido por Roman Polanski segue a história de Rosemary, uma mulher grávida que suspeita que seus vizinhos estejam envolvidos em um culto demoníaco que visa seu bebê ainda não nascido.

O filme cria uma atmosfera de crescente paranoia e medo à medida que Rosemary tenta descobrir a verdade por trás dos eventos perturbadores que a cercam. A sensação de que o horror está escondido nas sombras é uma característica marcante desse clássico, tornando-o uma escolha soberba para uma noite de Halloween.

Psicose (1960)

Dirigido por Alfred Hitchcock, Psicose é um marco no gênero de suspense e terror. Este filme, conhecido por suas reviravoltas icônicas, narra a história de Marion Crane (Janet Leigh), que se hospeda no isolado Bates Motel e encontra Norman Bates (Anthony Perkins).

Repleto de suspense e paranoia, a narrativa se desenrola gradualmente até seu chocante clímax. Inegavelmente o enfoque de Hitchcock na construção da tensão e na manipulação da psique do público torna Psicose uma escolha clássica para o Halloween.

The Rocky Horror Picture Show (1975)

O Halloween nem sempre precisa ser sinônimo de sustos intensos, e The Rocky Horror Picture Show é a prova viva disso. Este clássico cult, parte musical, parte horror e parte comédia, é a escolha perfeita para aqueles que preferem encarar o Dia das Bruxas como uma grande festa recheada de contradições.

- Publicidade -

A história gira em torno de um casal que, após uma pane no carro, procura refúgio no castelo sinistro do Dr. Frank-N-Furter, um cientista excêntrico e travesti. Com inúmeras canções cativantes, monstros com uma estética de Frankenstein usando sungas douradas e uma boa dose de sensualidade, Rocky Horror é icônico por si só. Dica: assista com seus amigos!

A Hora do Pesadelo (1984)

Dentro do gênero do horror, Wes Craven é um nome venerado, e A Hora do Pesadelo é uma de suas joias mais celebradas. Este filme slasher, estrelado por Freddy Krueger, um ícone do Halloween com suas lâminas afiadas e suéter listrado, mergulha os espectadores em um grande pesadelo.

Com efeito, a produção é um jogo de gato e rato… Mas, ao invés de se esconder atrás de portas ou nas sombras, o vilão aguarda pacientemente até que suas vítimas não consigam mais se manter acordadas para cometer seus atos nefastos.

Mesmo três décadas após seu lançamento, A Hora do Pesadelo permanece um clássico legítimo… Em virtude de introduzir uma forma inovadora de assustar e mantendo seu poder de aterrorizar intacto.

Sexta-feira 13 (1980)

Existe algo intrinsecamente assustador em um acampamento de verão abandonado, mesmo sem a presença de um assassino em série enlouquecido. Sexta-feira 13 é um filme que injeta doses cavalares de horror, eliminando sistematicamente seu elenco de jovens promíscuos. E sempre com uma variedade de objetos afiados, que vão de lâminas a machados e flechas.

A trama se desenrola no Acampamento Crystal Lake, uma instalação recém-reaberta que, três décadas antes, foi fechada devido à morte de um jovem acampante. Ao passo que os membros do elenco são eliminados um a um nas cabanas isoladas, fica evidente que a sede de vingança não tem prazo de validade.

Sexta Feira 13 é um dos filmes de Halloween
Imagem: Divulgação/

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Uma questão que persiste entre os entusiastas: “O Estranho Mundo de Jack” de Tim Burton é um filme de Natal ou um filme de Halloween? A resposta varia, mas para muitos, este clássico se encaixa perfeitamente no clima do Dia das Bruxas.

Basta observar os inúmeros cosplays de Jack Skellingtons e Sallys pelas ruas durante todo o mês de outubro. Na Cidade do Halloween, a noite do Dia das Bruxas é uma ocorrência regular, e isso se reflete em seu nome. Elfos e demônios perambulam pelas ruas, mas o Rei Abóbora anseia por algo diferente. A introdução do Natal na narrativa não diminui a celebração do Halloween. Um debate intrigante, que permite que o filme seja apreciado tanto em outubro quanto em dezembro.

A Bruxa de Blair (1999)

Em tempos de desinformação e internet onipresente, A Bruxa de Blair continua a ser um marco indiscutível na história do cinema de terror. Este filme do tipo “found footage” narra a história de três estudantes cineastas que se aventuram na floresta para investigar o mito local de uma bruxa maligna.

No final do longa, o destino dos personagens permanece um mistério. Certamente, na época de seu lançamento, grande parte de seu apelo estava na especulação de que as filmagens eram reais e que os participantes nunca foram encontrados. Apesar da proliferação do gênero com a chegada de Atividade Paranormal, A Bruxa de Blair ainda é capaz de envolver e perturbar o público.

Pânico (1996)

E mais uma vez o mestre Wes Craven marca presença na nossa lista. Desta vez, revolucionando o gênero slasher. Nos anos 90, os filmes de terror slasher haviam perdido seu brilho, inundados de clichês e desprovidos de sustos genuínos.

Com Pânico, Craven transformou a ideia clássica de um assassino mascarado aterrorizando jovens em uma sátira envolvente. Mas que ainda entrega o suspense típico dos melhores filmes do gênero. Além disso, é digno de nota a excelente sequência de abertura, repleta de tensão e reviravoltas.

melhores filmes para assistir na época de halloween
Imagem: Divulgação / HBO Max

Os Caça-Fantasmas (1984)

O Halloween não estaria completo sem uma exibição de Os Caça-Fantasmas. Na trama, Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis são cientistas que direcionam sua crença no paranormal para uma empreitada na luta contra o crime, salvando Nova York de aparições de espíritos… E ectoplasmas viscosos.

Embora permeado por elementos de comédia e um toque nostálgico dos filmes dos anos 80, ‘Os Caça-Fantasmas’ é uma escolha icônica para marcar o início da temporada do Halloween. Boa sessão!

Certamente, você também vai gostar:

> The Walking Dead: Além de Rick e Michonne, saiba quem mais retorna à série